Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 13:14 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 13h:14 - A | A

GRANDE RECUPERAÇÃO

Jogador de futebol com lesão na cervical 'renasce' após atendimento de hospital em Cuiabá

Cristiane Guerreiro | Prefeitura de Cuiabá

A moradora do município de Tabaporã (distante a 700 km de Cuiabá) Lucenilda dos Santos, mãe do paciente Lukyan dos Santos, disse que o filho renasceu no Hospital Municipal São Benedito. “Profissionais da saúde salvaram a vida do meu filho várias vezes. Ele ficou em estado gravíssimo, infecção alta no sangue e teve duas paradas cardíacas na unidade. Estou muito feliz e agradecida por levá-lo com vida para casa”, destacou.

Segundo Lucenilda, o filho é jogador de futebol e representou o município de Tabaporã em várias competições. “Lukyan é um jovem atleta, muito ativo e cheio de saúde, ver ele nessa situação depois do acidente de carro foi muito difícil. Graças à equipe competente do Hospital Municipal São Benedito meu filho está salvo e se recuperando em casa”, disse.

 

Lukyan recebeu o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Tabaporã, depois foi transferido para outra unidade hospitalar no município de Juína, mas ambas as unidades não realizam cirurgia na coluna cervical.

“Meu filho sofreu lesão grave na cervical c6 e c7 e precisou ser encaminhado para Cuiabá para atendimento especializado. Ele foi acolhido no primeiro momento no HMC e depois foi para o Hospital Municipal São Benedito, onde passou por duas cirurgias com a equipe da neurocirurgia. Foram quase três meses de internação até a alta hospitalar”, explicou Lucenilda, que fez questão de registrar elogios no setor de Ouvidoria.

Para o prefeito em exercício José Roberto Stopa é muito gratificante o reconhecimento dos usuários do Sistema Único de Saúde. “A gestão Emanuel Pinheiro acolhe de coração aberto toda a população que necessita de atendimento, seja de Cuiabá ou dos municípios do interior do Estado de Mato Grosso. Fico imensamente feliz quando as pessoas recebem tratamento de qualidade e voltam recuperadas para a casa”, disse Stopa.

Paulo-Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC e o Hospital Municipal São Benedito, explicou que a unidade é referência em ortopedia e neurocirurgia. “A estrutura hospitalar compreende uma equipe médica composta por profissionais de diversas subespecialidades da neurocirurgia, permitindo atendimentos bem abrangentes e a realização de cirurgias de alta complexidade”, informou Rós.

Em casa, a mãe de Lukyan disse que o filho continua com os cuidados. “Hoje ele segue em condições de recuperação em casa porque recebeu o tratamento adequado no Hospital Municipal São Benedito com excelentes profissionais da neurocirurgia, infectologia, médico visitador, enfermagem e equipe multiprofissional. Somos imensamente gratos desde a limpeza, recepção, administração, coordenação e direção da unidade hospitalar”, finalizou.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024