Cuiabá, 26 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 08 de Março de 2024, 09:15 - A | A

Sexta-feira, 08 de Março de 2024, 09h:15 - A | A

TRANSFORMANDO VIDAS

Mulheres são as que mais buscam qualificação no Senac-MT

Assessoria de Imprensa | Senac-MT

“Foi a melhor experiência da minha vida! Atualmente estou trabalhando em um hospital. É uma experiência incrível! O Senac fez parte deste sonho, e eu só tenho a agradecer”, comemora Eliana dos Santos, moradora de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), ex-aluna do curso ‘Técnico em Enfermagem’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

Ela é uma das 20.066 mulheres mato-grossenses que, em 2023, encontraram na instituição oportunidades de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal. No ano em questão, o público feminino representou 72% das 27.855 pessoas atendidas nas salas de aula, laboratórios e demais ambientes pedagógicos do Senac-MT no ano passado.

“Muitas portas se abriram desde que comecei o curso. Já consegui um emprego na minha área. Agradeço aos instrutores pela qualificação técnica e excelência na educação”, relata Karina Silva. Ela, junto a Eliana e outras 1.145 mulheres, optou pelo curso de 'Técnico em Enfermagem' no Senac-MT, o mais popular entre o público feminino em todo o estado.

Apesar do curso onde as mulheres mais se matriculam ser da área da Saúde, os eixos de Gestão e Negócios, Produção de Alimentos e Beleza lideram o ranking dos segmentos com maiores números de matriculadas. Logo após vem Tecnologia da Informação, Segurança e Idiomas.

Com um olhar para o futuro e o mercado de trabalho, a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Dandara Schurig, fez dois cursos de programação no Senac-MT – ‘Desenvolvimento Front-End’ e ‘Desenvolvimento Back-End’ – focados na criação e manutenção de sites, aplicativos e sistema.

“Os cursos expandiram e aprimoraram meus conhecimentos em tecnologia, ajudaram no meu desenvolvimento profissional e em projetos e eventos que me levaram a construir um networking com diversas empresas e especialistas”, observa Dandara, residente da capital.

É em Cuiabá, claro, cidade mais populosa do estado, que o Senac-MT contabiliza o maior número de mulheres atendidas, mais de 5,2 mil só em 2023. Em seguida, vêm Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Colíder, Barra do Garças, Sorriso, Cáceres e Água Boa.

Também na capital, são desenvolvidos programas de qualificação e aperfeiçoamento profissional totalmente gratuitos, como ‘Qualifica Juventude’ e ‘Qualifica Mulher’, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que oportunizam o desenvolvimento de habilidades e competências para uma inclusão social produtiva.

Caso da cabeleireira Samara Ferreira que fez o curso de ‘Tranças’ para expandir seu campo de atuação e conquistar mais clientes e renda. “Eu queria aprender fazer vários tipos de tranças, como nagô, boxeadora e outras para oferecer à minha clientela. O curso me ajudou muito, aprendi bastante, professores excelentes, uma grande conquista”, celebra.

Outro exemplo de iniciativa que vem transformando vidas é o ‘Senac Integra’ programa de inserção social que oferece trabalho remunerado, qualificações profissionais gratuitas e apoio familiar a homens, mulheres e LGBTQIAP+ dos regimes fechados e semiaberto do Sistema Penitenciário mato-grossense.

A participante A.C.H. é entusiasta da área da saúde e aproveita as oportunidades de qualificação para superar os desafios que as egressas enfrentam na sociedade e no mercado de trabalho. “Lá dentro [unidade prisional] estou cursando ‘Gestão Hospitalar’ e nem sempre temos acesso a esses serviços de saúde. E eu gosto muito de saúde. Minha vontade é fazer o ‘Técnico em Enfermagem’. Quando recebi a proposta de vir para o ‘Senac Integra’ aceitei logo de cara, devido aos cursos e aprendizados em outras áreas. Quando saímos às ruas não é fácil arrumar serviço, ainda mais se estivermos de tornozeleira [eletrônica]. Então, quero sair com mais cursos e experiência de elétrica, pintura”, elencou.

Já L.D.C. nunca havia feito trabalhos extramuros e avalia a experiência como positiva. “Esta é a primeira vez que saio para trabalhar e está sendo maravilhoso, estou gostando muito do programa. Tenho bastante interesse na área de administração e estou gostando muito dos cursos”, destacou.

Cidades onde o Senac-MT mais capacitou mulheres em 2023 (as 10+):

Cuiabá: 5.271
Tangará da Serra :1.885
Rondonópolis: 1.882
Primavera do Leste: 1.336
Sinop: 1.010
Colíder: 891
Barra do Garças: 888
Sorriso: 665
Cáceres: 491
Água Boa: 478

Áreas com maiores números de mulheres matriculadas (as 10+):
Gestão e Negócios: 5.378
Produção de Alimentos e Gastronomia: 2.658
Beleza: 1.789
Saúde: 1.477
Tecnologia da Informação (TI): 790
Segurança: 526
Idiomas: 523
Moda: 137
Artes: 124
Hospedagem e Turismo: 114 

20 cursos com mais mulheres atendidas:
Técnico em Enfermagem: 1.147
Assistente Administrativo: 1.091
Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos (Jovem Aprendiz): 1.023
Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados (Jovem Aprendiz): 828
Informática Básica: 569
Preparo de Salgados: 558
Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia: 528
Assistente de Recursos Humanos: 481
Manicure e Pedicure: 455
Preparo de Bolos e Tortas: 448
Informática Básica - Windows, Word, Excel, Power Point e Internet: 418
Produção de Pães Doces e Salgados: 387
Técnico em Segurança do Trabalho: 368
Técnicas de Depilação: 333
Assistente Financeiro: 308
Excel Avançado: 305
Hidratação, Corte e Escova: 300
Panificação e Confeitaria: 287
Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico: 279
Qualidade no Atendimento: 273

 
Cuiabá MT, 26 de Maio de 2024