Cuiabá, 21 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,82
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 17:19 - A | A

Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 17h:19 - A | A

ATENÇÃO, MOTORISTAS!

Perdeu a placa do veículo na chuva? Veja o passo a passo para emitir uma nova

Da Redação

Com as fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, incluindo a enchente dessa quarta-feira, 08 de abril, muitos motoristas estão enfrentando a perda de placas de veículos. Para orientar sobre como agir em situações como essa, o coordenador de Atendimento ao Cidadão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Cleyton Brandão, detalhou o passo a passo necessário para solicitar a emissão de uma nova placa e disse que para estes casos não será necessário agendamento.

“[...] todos que tiveram suas placas acometidas pela enchente, podem vir até o Detran sem agendamento, para não haver prejuízos ao cidadão”, pontuou.

A primeira orientação passada por Cleyton é que o proprietário faça um Boletim de Ocorrência (BO) de extravio em uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica. 

O segundo passo é comparecer à sede do Detran para realizar a vistoria veicular e procurar o atendimento ao cidadão no bloco verde. Além da sede, também é possível buscar atendimento nas outras unidades da autarquia. É necessário que o condutor leve o documento pessoal com foto, o boletim de ocorrência registrado, o documento do veículo para dar entrada na vistoria e pagar as taxas do Detran.

Após este procedimento, é necessário que se dirija até uma empresa estampadora credenciada pelo Detran-MT para confecção de uma nova placa. O pagamento pela placa deverá ser feito diretamente na empresa escolhida.

Caso a placa do veículo ainda seja no padrão antigo (na cor cinza), será aberto o processo de Troca de Placa para Placa modelo Mercosul. 

“Se não for placa Mercosul, terá que realizar a troca de antiga para nova”, explicou Brandão.

De acordo com a assessoria do Dentran-MT para emitir a segunda via do documento do veículo, o mesmo deve estar com todos os débitos quitados, como IPVA, licenciamento ou multas.

Circular em via pública sem qualquer uma das placas de identificação (dianteira ou traseira) é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o condutor seja flagrado com essa irregularidade, a penalidade é de multa, no valor de R$ 293,47, além de 07 pontos na CNH.

Cuiabá MT, 21 de Abril de 2025