O Hospital Municipal Veterinário (HMV) de Cuiabá será transferido para a Rua São Joaquim, no bairro Porto. O anúncio foi feito neste domingo (29) pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), acompanhado do vereador Sargento Vidal (MDB).
Anteriormente, localizado próximo à Rodovia Palmiro Paes de Barros, na região sul da capital, o hospital atenderá animais domésticos de famílias de baixa renda, oferecendo serviços como exames, consultas e cirurgias. A previsão de inauguração é para dezembro deste ano, segundo a gestão municipal.
O projeto, demandará investimentos de cerca R$ 2 milhões, compostos por emendas do deputado federal Emanuelzinho (MDB), do vereador Sargento Vidal, além de recursos do Ministério Público do Estado (MPE) e do orçamento municipal.
Emanuel destacou que este será o primeiro hospital veterinário público do estado de Mato Grosso, com estrutura completa para atender à população.
“Estamos reformando o prédio da antiga Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Porto, para abrigar o primeiro hospital para pets de Cuiabá. É uma grande conquista para todos os que, como eu, a primeira-dama Márcia Pinheiro e o vereador Sargento Vidal, são apaixonados pela causa animal. Em dezembro, voltaremos para entregar o hospital em pleno funcionamento”, declarou o prefeito.
Vidal, ativista da causa animal há mais de 39 anos e responsável por mais de 2.800 castrações de cães e gatos durante seu mandato, custeadas com recursos próprios, reforçou que essa iniciativa é o resultado de mais de duas décadas de luta.
O parlamentar é o autor do anteprojeto do complexo hospitalar, onde a unidade de saúde receberá o nome de sua mãe, Salvina dos Santos Vidal.
“Essa conquista é fruto de uma parceria com o prefeito Emanuel Pinheiro. Em dezembro, vamos inaugurar esse presente para nossa população e nossos animais”, disse Vidal.
A mudança de endereço foi uma decisão estratégica, segundo o prefeito, para facilitar o acesso da população, além de reduzir custos ao município. A antiga localização apresentava dificuldades, tanto em termos de acesso quanto de viabilidade financeira.
“A localização anterior era distante de várias regiões da cidade, o que geraria altos custos. Decidimos transferir para o Porto, no centro da cidade, o que é mais econômico e oferece um melhor atendimento à população”, explicou Pinheiro.
Outros estados brasileiros, como Distrito Federal, São Paulo, Amapá e, recentemente, Paraíba, também contam com hospitais públicos veterinários.