A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) emitiu uma nota sobre o caso de gripe aviária, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), nessa quinta-feira (15.05), em uma grande comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira.
Em nota, a entidade que representa o setor produtivo mato-grossense afirma que a doença não representa risco ao consumo de carne de frango e ovos.
“A Famato reforça que a doença não representa risco ao consumo de carne de frango ou ovos. Todos os produtos inspecionados seguem seguros para a população. Ainda assim, é fundamental redobrar a atenção com os cuidados sanitários nas propriedades, especialmente as que lidam com avicultura comercial ou de subsistência”, destaca.
A Famato também pontua que as ações de contenção estão em andamento pelo Mapa e que o Brasil segue protocolos internacionais de biosseguridade para preservar a produção, o abastecimento e as relações comerciais. A entidade também orientou que os produtores mato-grossenses reforcem medidas de biossegurança nas granjas.
Além disso, é recomendável evitar contato de aves comerciais com aves silvestres, controlar rigorosamente o acesso às propriedades. Em caso de alguma suspeita, notificar imediatamente os órgãos de defesa agropecuária. Também é preciso orientar funcionários e familiares sobre os cuidados sanitários.
“A Famato acompanha de perto a situação junto às autoridades competentes e está à disposição dos produtores rurais para esclarecer dúvidas e colaborar na difusão de boas práticas de prevenção. Seguimos vigilantes e comprometidos com a sanidade do rebanho avícola de Mato Grosso e com a sustentabilidade do nosso agro”, conclui.