Cuiabá, 24 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 07:27 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 07h:27 - A | A

PREVENÇÃO

Prefeitura cria cronograma para promoção da saúde básica em Cuiabá

Letícia Kathucia | Prefeitura de Cuiabá

Ações de promoção e prevenção à Saúde Pública estão sendo realizadas de forma intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das equipes que compõem a rede de Atenção Primária de Cuiabá. Os trabalhos foram iniciados desde o início do ano e, conforme o cronograma, as ações acontecem até o mês de dezembro.

Em janeiro, as equipes executaram as atividades da campanha Janeiro Roxo, que aborda a luta contra a hanseníase. Em fevereiro, as equipes realizaram blitz educativas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em março, foi dado início à campanha ‘Março Lilás’, que aborda a importância dos cuidados da mulher e a prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Em abril, a SMS realizou campanhas de vacinação contra a Influenza e capacitou servidores quanto à realização dos testes rápidos. Foi promovida também a ação ‘Feira da Saúde’, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. Os atendimentos foram voltados para o público em geral: homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

Maio desenvolveu diversas campanhas, sendo elas, “Maio Vermelho”, que aborda a saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. ‘Maio Laranja’, com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também tiveram destaque dois eventos diários, o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia da Conscientização da Fibromialgia.

Próximas ações

Junho começará com as ações voltadas para as campanhas de vacinação, em alusão ao Dia Mundial de Imunização, que é no dia 9 de junho. Ainda em junho, ocorrerão as ações de prevenção e conscientização promovidas pela SMS na Parada da Diversidade Movimento LGBTQIAPN+, com representação institucional, distribuição de materiais educativos e orientações.

A ‘Campanha de Multivacinação’ será iniciada no dia 6 de julho, com atualização vacinal na caderneta de crianças e adolescentes. No dia 12, começam os trabalhos do ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as Hepatites Virais, com atividades educativas e eventos nas UBSs ofertando testagem para hepatite e demais ISTs.

Durante todo o mês de agosto, todas as unidades básicas estarão voltadas para a campanha ‘Agosto Dourado’. Serão realizadas palestras, exposições e rodas de conversas sobre a prática e importância do aleitamento materno. O Hospital Júlio Muller e o Hospital Geral serão parceiros nessas atividades. No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nessa data, será realizada uma capacitação online para novos servidores, o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, com o objetivo de identificar dificuldades de implantação ou manutenção dos grupos de Antitabagismo no município de Cuiabá.

Em setembro, acontece a campanha ‘Setembro Amarelo’, que trabalha com a Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, serão realizadas ações visando discutir o tema. Outra ação importante que será realizada neste mês será a atualização da caderneta de vacina e a imunização das crianças de 0 a 9 anos.

O ‘Outubro Rosa’ será realizado durante todo o mês de maio, com cronograma ainda a ser definido. A Atenção Primária intensificará as ações voltadas para a Saúde da Mulher, por meio de mobilizações e sensibilização do público-alvo, com rodas de conversas, exposições, atividades educativas, realização de exames, coleta de material, realização de mamografia, orientação para o autoexame, encaminhamento dos casos com alteração para o serviço de referência, diagnóstico e monitoramento.

Ainda no mês de outubro, aconteceu a campanha ‘Outubro Verde’, de combate à sífilis e sífilis congênita, com realização de palestras educativas sobre as ISTs, testagem rápida e distribuição de preservativos.

No mês seguinte, os trabalhos se voltam para a campanha “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata, com ações voltadas para a atenção e importância dos cuidados com a saúde do homem. Serão mobilizadas equipes de saúde que realizarão ações nas empresas comerciais e industriais em suas respectivas áreas de abrangência, ofertando orientações sobre o cuidado com a saúde de forma integral.

Ainda em novembro, será realizada uma Campanha Nacional de Combate à dengue, com o objetivo de mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.

Encerrando o ano, a SMS irá desenvolver as ações do ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização e luta contra a AIDS. Os servidores realizarão uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.

Todas essas ações estão inseridas no cronograma criado pela Secretaria Adjunta de Atenção Primária a ser executado pela Coordenadoria Técnica de Ações Primárias (CTAP) para a promoção da saúde com o campo de ações preventivas. A atenção básica conta atualmente com 113 equipes atuando nas 67 unidades. Está prevista ainda para este ano a implantação de mais 80 equipes de Saúde da Família (ESFs) nas unidades básicas e 25 equipes de saúde bucal, ampliando o horário de atendimento e a capacidade de atendimento aos pacientes.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 24 de Junho de 2024