Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,44
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 13:41 - A | A

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 13h:41 - A | A

BECO DO CANDEEIRO

Prefeitura entrega Beco do Candeeiro após revitalização

A prefeitura de Cuiabá entrega nesta sexta-feira (14), às 18h30 a revitalização da rua 27 de dezembro mais conhecida como Beco do Candeeiro, no centro histórico de Cuiabá. A obra, com valor estimado em R$ 247 mil, faz parte do calendário de entregas em comemoração aos 302 anos da Capital.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

Com o apoio do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), e das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social, o projeto faz parte de um resgate histórico da arquitetura do local, que tentou chegar o mais próximo de sua construção original, com a pavimentação das ruas refeita, utilizando os mesmos paralelepípedos utilizados na reforma passada que ainda estão no espaço, e a calçada rebaixada.

A reforma ainda conta com a pintura da faixada dos casarões restaurados com as cores originais, e os candeeiros antigos recolocados com iluminação moderna.

Para Vera Forte, comerciante e moradora do centro histórico, a revitalização pode trazer benefícios para quem tem comércio nos calçadões próximos ao Beco, pois traz a esperança de ter mais giro de clientes e públicos.

“Nós aqui do calçadão, vemos essa revitalização com bons olhos, pois acreditamos que trará para cá, uma circulação maior de pessoas. Nós comerciantes aqui do calçadão Galdino Pimentel, que estamos mais próximos ao beco, estamos desfavorecidos, pois aqui no final não tem atrativo, e a revitalização poderá trazer as pessoas mais aqui para baixo”, disse.

Durante a inauguração será apresentado um projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico. A ideia é executar ações para garantir a proteção do patrimônio histórico na região e também oferecer serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua que vivem naquela região.

Entrega com atraso

Inicialmente a obra era para ter sido entregue no final de 2018, como parte do projeto de revitalizações do centro histórico em comemoração aos 300 anos da Capital mato-grossense. A época, o anuncio foi feito durante a reinauguração do Museu da Imagem e do Som (MISC), no Centro Histórico. O vídeo apresentava o projeto que pretendia refazer a pintura, recuperar os paralelepípedos, restaurar as calçadas e instalar iluminação o mais próximo do original possível.

Ao ser questionada, a assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que ouve imprevistos e com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as obras tiveram que ser paralisadas.

Cuiabá MT, 01 de Julho de 2025