Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2022, 17:36 - A | A

Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2022, 17h:36 - A | A

ASSISTÊNCIA SOCIAL

VG recebe doação de carro para usar no Conselho Tutelar

Kátia Passos | Prefeitura de Várzea Grande

O município de Várzea Grande recebeu um veículo zero KM para uso exclusivo do Conselho Tutelar. A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, participou do termo de assinatura de doação do veículo. O evento contou com a presença do secretário Nacional de Políticas na Área de Assistência Social, Paulo Roberto.

A parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso - por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – Secretaria Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial, e emendas parlamentares garantiram as aquisições de veículos. Além de Várzea Grande, Cuiabá, Sinop e Rondonópolis também foram contemplados.

 

O secretário Nacional de Políticas na área de assistência social, Paulo Roberto, disse que a união de esforços entre o governo de Mato Grosso, resulta em ganhos para a sociedade.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância da parceria entre o governo Federal, Estadual e Municípios no fortalecimento de políticas públicas de assistência social, com investimentos de bens e serviços que ampliam a execução de trabalhos desenvolvidos pela pasta.

Quanto à doação do veículo, a gestora disse que é uma estrutura de fundamental importância para otimização do trabalho do Conselho Tutelar. “Sabemos que o conselheiro tutelar é quem materializa as ações e proteção à infância, mas o carro possibilita asas para que ele possa alcançar com mais rapidez os lugares onde as crianças se encontram em vulnerabilidade e que muitas vezes se tornam visíveis aquelas dores invisíveis”, destacou Ana Cristina.

Ana Cristina disse que o Conselho Tutelar de Várzea Grande é atuante e desempenha um importante papel no fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente.

Conselho Tutelar

Os Conselhos Tutelares têm como atribuição preservar e defender a infância e a juventude conforme determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os conselheiros contribuem para o enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes e para tirar meninos e meninas de contextos de vulnerabilidade. Atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física. São responsáveis ainda, pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024