Cuiabá, 24 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,65
Icon search

CUIABÁ

Geral Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 13:46 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 13h:46 - A | A

AGRICULTURA FAMILIAR

Chico Guarnieri encaminha demandas da agricultura familiar para o governo do Estado

Solicitações são para o município de Comodoro e para uma cooperativa em Alto Paraguai

Da Redação

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em Comodoro e Alto Paraguai, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) encaminhou para o governo do estado as demandas de insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes, corretivos de solo, além de mudas frutíferas. A agricultura familiar, pontuou o deputado, é responsável por parcela significativa da produção de alimentos que abastecem os mercados internos e contribui diretamente para a segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

“Em Comodoro dezenas de famílias dependem dessa atividade para o seu sustento, mas enfrentam dificuldades relacionadas à falta de insumos agrícolas básicos, como sêmenes, fertilizantes, corretivos de solos e implementos”, pontuou o parlamentar.

Sendo assim, a destinação dos insumos (indicação nº 3171 /2025) por parte do governo do estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), representa medida fundamental para impulsionar a produção rural, fomentar o cooperativismo, combater o êxodo rural e assegurar melhores condições de trabalho aos pequenos produtores.

Alto Paraguai - Para Alto Paraguai, o deputado solicitou mudas frutíferas e adubo para a Cooperativa Regional de Prestação de Serviço e Solidariedade, a Coperrede, que atua na produção e no fortalecimento da agricultura familiar. Segundo Chico Guarnieri, a solicitação das mudas de graviola, cupuaçu e cacau tem o objetivo de ampliar a cadeia da fruticultura na região, uma vez que tais frutas têm grande potencial de comercialização e valor agregado.

Outra solicitação (indicação nº 3174 / 2025) do deputado, é a destinação de kits de apicultura, com macacões, luvas, formões, fumigadores e, especialmente, caixas de abelha tipo Langstroth também para a Coperrede.

“A cooperativa tem incentivado a apicultura como meio de diversificação da produção e geração de renda para as famílias agricultoras. Mas a falta de equipamentos adequados compromete o desenvolvimento dessa atividade. Fizemos o pedido à SEAF que tem, entre as suas diretrizes, o apoio às organizações da agricultura familiar e ao fortalecimento de cadeias produtivas e estratégicas, como a apicultura, promovendo autonomia, desenvolvimento territorial e sustentabilidade econômica”, explicou o deputado estadual Chico Guarnieri.
As demandas foram apresentadas na sessão ordinária dessa quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Cuiabá MT, 24 de Maio de 2025