Após garantir a permanência na Séria A do Brasileirão, o Cuiabá agora mira o próximo ano com reformulações no elenco começando por jogadores que devem ficar e os que devem deixar o clube. O Dourado já visa o Brasileirão de 2023, que promete não ser nada fácil, pois a competição contará com 15 equipes que já conquistaram o Campeonato Brasileiro. As informações são do Globo Esporte.
Um dos trunfos da equipe no Brasileirão de 2022 foi a defesa, que ficou dentro do top 10 entre as menos vazadas. A equipe ficou na 10ª colocação ao lado do Fluminense, que assim como o Dourado sofreu 41 gols. Para se manter forte defensivamente, o Auriverde deverá contar com a permanência do goleiro Walter que, antes de a equipe se garantir na elite, tinha revelado sua vontade de permanecer e só não poderia ficar em caso de rebaixamento, pois seu contrato impedia a continuação no clube. O goleiro chegou a receber sondagens do Vasco da Gama em caso da não permanência do Auriverde.
“Meu contrato é por metas. Se ficar na Série A e jogar 60% dos jogos, meu contrato automaticamente renova. Então tem essa cláusula. Se não ficar na Série A, meu contrato expira e eu acabo ficando livre no mercado. Mas não é isso que quero, quero permanecer aqui, vim para fazer legado, para estar junto com a equipe. Me tiraram do Corinthians para vir pra cá por causa do projeto, e estou empenhado neste projeto” disse o goleiro antes do jogo contra o Botafogo pela 35ª rodada.
Além de Walter, os laterais João Lucas e Uendel, que foram titulares em vários jogos da equipe em 2022, também devem permanecer no Dourado. O sistema defensivo ainda deverá contar com as permanências de Alan Empereur e Marllon, que também são peças importantes dentro do elenco. Para 2023, o Auriverde ainda deve contar com o terceiro goleiro, Vinicius Barreta, que não foi utilizado nesta temporada.
Passando para o meio-campo, o único titular que está confirmado para a próxima temporada é Rafael Gava, um dos responsáveis pela articulação do Dourado em 2022. Outro meia que deve permanecer é Denilson, que ao longo do Brasileirão esteve mais vezes no banco de reservas, mas quando teve chance na equipe titular não deixou a desejar.
Já no setor ofensivo, o xodó da torcida Auriverde, o atacante Deyverson, também deve permanecer para o próximo ano. Desde sua chegada, o centroavante anotou seis gols pelo Dourado e ajudou a equipe na fuga contra o rebaixamento. Outro titular que deve ficar é o atacante André Luis. Já no banco de reservas, Lucas Cardoso, Gustavo Nescau e Vinicius Boff também devem se manter no Cuiabá.
O Dourado também se prepara para a saída de alguns jogadores e profissionais da comissão técnica. No campo defensivo, o goleiro reserva João Carlos não deve renovar seu contrato com a equipe. Na zaga, Joaquim Henrique - que se destacou no Dourado - também não deve permanecer. Outros dois jogadores que fizeram parte dos 11 titulares também não devem ficar: Daniel Guedes e Igor Caríus. Crucificado pela torcida por ter atuações abaixo do esperado, o zagueiro Paulão também deve deixar o elenco.
No meio campo, Pepê que foi titular na maioria dos jogos também não deve continuar na equipe para 2023, assim como Rodriguinho, que chegou com status de estrela no começo do ano, mas não correspondeu às expectativas.
Já a comissão técnica também deve mudar, pois António Oliveira e seus auxiliares devem deixar o clube. O próprio Oliveira, quando veio a público, não cravou renovação de seu contrato para o ano que vem.
Nos próximos dias, o Dourado também deve analisar as permanências de jogadores que estão emprestados ao clube e que terão seus contratos encerrados no final deste ano. Jogadores que foram titulares em várias partidas como, Camilo, Gabriel Pirani, Jonathan Cafu, Sidcley e Kelvin Osório fazem parte desta lista e devem ter seus futuros decididos em breve.
Outros dois jogadores estão em fim de contrato: o meia Marcão e o atacante Felipe Marques. Porém, eles já pertencem ao Dourado e suas permanências também devem ser analisadas nos próximos dias.
Os jogadores no momento curtem suas férias e só devem voltar ao clube no início do próximo ano para começar a pré-temporada visando o Campeonato Mato-grossense, que começa no dia 21 de janeiro.