As vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 4,9%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante o mesmo período de 2024. O Varejo presencial cresceu 4,6%. O e-commerce aumentou o faturamento em 7,1%.
O segmento com o maior crescimento registrado no período foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 8,4%. Na sequência, os destaques são Drogarias e Farmácias (+7,4%), Vestuário e Artigos Esportivos (+6,3%), Turismo e Transporte (+5,2%), Óticas e Joalherias (+4,1%), Varejo Alimentício Especializado (+2,2%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (+1,1%). O setor de Alimentação — Bares e Restaurantes registrou retração de 1,4%.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o crescimento relevante no segmento de supermercados e a queda em restaurantes podem indicar que os casais preferiram comemorar a data com refeições em casa. “Além disso, o e-commerce mais uma vez apresentou resultado superior ao comércio presencial, situação também registrada em 2024.
Essa tendência provavelmente é influenciada pela mudança no hábito dos consumidores, que cada vez mais desejam conveniência, entrega rápida e promoções personalizadas”, afirma o executivo. Os dois principais setores que puxaram o desempenho do canal digital foram Vestuário e Artigos Esportivos e Drogarias e Farmácias.
REGIÕES
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, a região que registrou o maior crescimento foi a Norte (+5,8%). Na sequência, estão Sudeste (+4,8%), Sul (+4,7%), Nordeste (+3,9%) e Centro-Oeste (+3,4%).
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Amazonas, com 7,3%. Em seguida, as principais altas foram Paraná (+5,8%), São Paulo (+5,2%), Ceará (+5,1%), Santa Catarina (+4,7%) e Rio de Janeiro (+4,2%).
SOBRE O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
COMO É CALCULADO
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.