Cuiabá, 30 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,48
Icon search

CUIABÁ

Geral Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 19:38 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023, 19h:38 - A | A

QUASE LÁ

Vitória contra o Botafogo deixa Cuiabá mais perto da 'pontuação mágica' do Brasileirão

Da Redação

Parecia improvável (e os números da partida confirmam isso), mas o Cuiabá conseguiu um milagre e venceu o líder Botafogo em casa na noite de domingo, 29 de outubro. Um passo extremamente importante em direção ao seu objetivo de seguir na Série A do Brasileirão. O Cuiabá soube sofrer, não se deixou dominar completamente e arrancou um gol incrível em cima de uma falha generalizada do Botafogo.

As estatísticas da partida mostram o quão improvável era a vitória do Cuiabá. O Botafogo teve domínio pleno da bola, com 68% de posse, e chutou nove vezes ao gol. Em uma atuação mais do que heroica, o goleiro Walter fez jus ao carinho da torcida e não deixou a bola passar. O Cuiabá mandou a bola em direção ao gol adversário uma única vez e isso bastou. Houve controvérsia, alegações de que houve toque de mão, mas o gol foi validado.

 

“Hoje o Cuiabá demonstrou personalidade, caráter, soube sofrer, mas também soube aproveitar as oportunidades. Meus jogadores foram heroicos, cumpriram a regra. No primeiro tempo tivemos alguma dificuldade defensiva, principalmente com o Junior Santos, mas ajustamos isso na segunda parte. Convidamos o adversário a cruzar bolas, foram 45 cruzamentos, houve uma grande defesa do nosso goleiro num cabeceio do Tiquinho. Em transição poderíamos ter mais qualidade para matar o jogo”, analisou o técnico António Oliveira.

A vitória fez o Cuiabá chegar aos 40 pontos, abrindo 8 pontos de distância do primeiro time na zona de rebaixamento, o Goiás. Ainda não é o ‘número mágico’ para escapar do rebaixamento, mas já dá um fôlego para o clube. Restando 8 partidas no campeonato, o Cuiabá precisa de apenas 6 pontos para se garantir na elite na próxima temporada.

“Matematicamente ainda não é uma garantia, mas é evidente que existem muitos clubes abaixo de nós. Teríamos quase que morrermos e não jogarmos mais, mas temos que continuar a trabalhar, desta forma humilde”, pontuou Oliveira.

O ‘número mágico’ leva em conta o histórico do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Desde 2006, apenas um clube foi rebaixado com 45 pontos: o Coritiba, em 2009. Dessa forma, marcar 46 pontos pode ser o suficiente para escapar de vez do rebaixamento. Já segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação de corte real é 47 pontos. Fazer 45 ou 46 pontos ainda deixaria um pequeno risco de rebaixamento.

Hoje, porém, a probabilidade de o Cuiabá ser rebaixado está em 1,2%, segundo as estatísticas da UFMG. Como disse Oliveira, seria necessário que o clube parasse de jogar, perdendo todas as partidas, para cair. Porém, o futebol é uma caixinha de surpresas e se há chance, há risco.

 
Cuiabá MT, 30 de Junho de 2025