Cuiabá, 09 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 15:33 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 15h:33 - A | A

INDICAÇÃO DE DEOSDETE

Conselheira do CNMP não se declara suspeita e vai julgar novamente pedido de impedimento contra si

Da Redação

A conselheira Nacional do Ministério Público (CNMP), Cíntia Menezes Brunetta, negou sua suspeição para se afastar da relatoria da reclamação disciplinar contra o ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete da Cruz Júnior. O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Emanuelzinho (MDB), que pretende impedir o promotor de ser o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pela vaga do Quinto Constitucional pertencente ao Ministério Público do Estado (MP-MT).

Conforme o parlamentar, a conselheira representa "notória parcialidade para o seu julgamento" no processo contra o promotor Deosdete.

No documento, o deputado menciona a existência de um contrato de R$ 6,3 milhões firmado entre o MP e a Universidade Alfa, da qual a conselheira é professora, ainda no ano passado, época em que Deosdete era o chefe da instituição. Além disso, Cíntia também esteve presente na posse do atual procurador-geral, Rodrigo Fonseca, representando a instituição privada.

Entreanto, a conselheira afirma que "O acerto mencionado entre Unialfa e MPMT, documentado inclusive perante a Capes, é bem anterior à distribuição do presente processo à minha relatoria, em nada tendo afetado qualquer decisão minha no feito, inclusive aquela de nº 01.003224/2024 (fl. 831), atendendo pleito do representante... Destaco que jamais representei institucionalmente a IES perante qualquer órgão público daquele Estado, sendo minha atuação exclusivamente acadêmica", alegou. 

Ainda, que o presente recurso interno epigrafado foi protocolado em 09.04.2024, conforme se verifica da análise de movimentações constante no sistema elo do próprio CNMP, enquanto o convenio foi assinado pelo representado por Deosdete em 29.10.2024. 

Cuiabá MT, 09 de Maio de 2025