Os líderes da organização criminosa alvo da Polícia Federal nesta manhã de sexta-feira, 11 de setembro, usavam a pousada Paraíso, no Manso, como "Quartel General" (QG). O local foi alvo de busca e apreensão nesta manhã, quando os policiais deflagraram a Operação Status, que desbaratou um esquema milionário de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de cocaína. As informações são da Polícia Federal, durante entrevista coletiva transmitida virtualmente.
O delegado Lucas Vilela disse que a pousada era utilizada como fachada para lavagem de dinheiro do bando. Os investigados, segundo Vilela, chegaram a organizar uma festa no local com a presença de uma famosa dupla sertaneja, paga com o dinheiro lavado.
Lucas também explicou que o principal alvo em Cuiabá, apesar de possuir um patrimônio exorbitante, não realizava declarações junto à Receita Federal e colocava os bens no nome da esposa. O papel dele na organização criminosa ainda está sendo investigado.
“Aparentemente ele tem vínculo com outras pessoas, não movimenta a conta bancária em nome próprio, não declara uma renda na Receita Federal, está tudo no nome da esposa e a gente não sabe bem se é uma realação de parceria ou de subordinação aos líderes da organização criminosa”, explicou.
Já a garagem Classe A Motors, que também recebeu a visita da Polícia Federal, de acordo com Vilela, atuava legalmente com a venda de veículos importados, no entanto, grande parte da circulação financeira do local, era oriunda da lavagem de dinheiro.
“Apesar de eles efetivamente venderem (carros), trabalhar efetivamente bem, uma grande parte da capital que circula pelas portas da empresa, ela tem origem ilícita”, detalhou o delegado.
Também em Mato Grosso, duas fazendas foram adquiridas pelo grupo criminoso na cidade de Barra do Garças (515 km de Cuiabá) e colocadas no nome de um funcionário de confiança da organização. Elas foram adquiridas por dezenas de milhões de reais.
Os investigados tiveram prejuízo na fazenda na plantação de arroz, mas o grupo constituiu outras empresas para continuar a lavagem de capitais. Tanto a garagem Classe A Motors como a pousada Paraíso, pertencem ao grupo empresarial Gilza Augusta de Assis Silva.