O prefeito Abilio Brunini (PL) deu um ultimato à empresa Locar, responsável pela coleta de lixo na capital. Após uma série de reclamações da população sobre acúmulo de resíduos em diversos bairros, o gestor afirmou nesta sexta-feira, 09 de maio, que a "paciência da prefeitura chegou ao fim". Segundo o prefeito, a empresa será notificada mais uma vez, e pode ser a última chance antes da substituição.
“Não tem mais discussão [...] estamos notificando a empresa mais uma vez e acredito que deve ser uma das últimas notificações que a gente vai fazer a essa empresa. Já fica um alerta a Locar que nós não estamos mais admitindo que tenha essa irregularidade na coleta”, afirmou Abilio.
Ele ainda destacou que, se a empresa não demonstrar capacidade de atender Cuiabá, será substituída. “Agora, se a empresa não apresentar estrutura ou condições de prestar um serviço para um município como Cuiabá, aí a gente vai ter que substituir essa empresa e não ter mais discussão sobre”.
Sobre prazos e medidas legais, Abilio foi claro: “A legalidade me obriga a fazer dessa forma. Notificar, dar um prazo de regularidade e aí instruir outros processos. Mas essa, se eu não me engano, já vai ser a terceira ou quarta notificação de aviso geral. Então aí já começa a ir pra outro processo”.
Questionado sobre o tipo de irregularidade, ele explicou: “Tenho observado alguns programas de televisão, como por exemplo o do Pop, que mostra muito isso: que existem inúmeros bairros que tá com o lixo acumulado porque o caminhão não passou. E isso não é uma rua ou um bairro. São várias ruas, vários bairros e você vê isso todos os dias acontecendo. A população tem denunciado isso”.
Abilio também criticou a postura da empresa diante das reclamações. “Eles falam: 'Ah, mas é só mandar pra gente a foto, localização da rua'. Não é, não. Não pode ser desse jeito. Daqui a pouco eles só vão coletar onde manda a foto e a localização. Eles têm que garantir o funcionamento equilibrado dentro do município como um todo”.
O prefeito garantiu que, caso seja necessário, outra empresa pode assumir a coleta imediatamente. “Um dia qualquer outra interessada está aqui no outro dia. Já tem alguma empresa interessada? O que não falta. Tem o segundo lugar interessado da licitação, tem o terceiro lugar da licitação interessado. O que não falta”, concluiu.
Veja vídeo: