O avanço da pandemia do novo coronavírus não vai paralisar o campeonato mato-grossense, como aconteceu com o Paulistão. A afirmação é do secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer Alberto Machado, o Beto 2 a 1, em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (11).
Beto afirmou que a secretaria cumprirá ‘à risca’ o que manda o decreto estadual, que no momento autoriza as partidas, restringindo apenas a circulação de pessoas após às 21h e a presença de público nos estádios. Ou seja, a Federação Matogrossense de Futebol (FMF) apenas precisa alterar os horários dos jogos, o que já foi feito.
“Para a gente não muda absolutamente nada. Continuamos seguindo o decreto estadual e a Federação Matogrossense de Futebol vem trabalhando de forma correta, preventiva, seguindo as normas sanitárias. Enquanto os jogos acontecerem no período determinado pelo decreto do estado, [o campeonato] segue normalmente”, disse.
O secretário ainda parabenizou o presidente da FMF, Aron Dresch, por seguir o protocolo sanitário recomendado pela CBF, que exige a testagem de todos os jogadores antes de entrarem em campo.
PAULISTÃO - Nesta quinta-feira, o governo do Estado de São Paulo anunciou a paralisação das atividades esportivas, incluindo o Campeonato Paulista, por duas semanas, de 15 a 30 de março. Segundo João Medina, do Centro de Contingência da Covid-19, a paralisação atendeu a uma recomendação do Ministério Público (MP-SP).
São Paulo está com a taxa de ocupação dos leitos de UTIs em 83%. Em Mato Grosso, a taxa de ocupação está em 96% para UTIs adulto e em 61% para enfermarias.