Cuiabá, 28 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,68
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 12:55 - A | A

Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 12h:55 - A | A

Ex-ministro bolsonarista nega candidatura ao Senado por MT: "Ninguém me convidou"

Da Redação

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (Novo – SP) negou as conversas de que seria candidato ao Senado por Mato Grosso em 2026. Salles visitou Cuiabá nesta terça-feira, 27 de maio, onde reafirmou seu desejo de ser senador por São Paulo, seu estado natal.

Ele não concorda com a ideia de um político ser candidato por um estado que não é de sua origem, prática comum no meio bolsonarista. Em 2022, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) mudou seu domicilio eleitoral do Rio de Janeiro para SP com objetivo de ser candidato e foi eleito.

“Eu vou ser candidato ao Senado, mas lá em São Paulo. Muito orgulho em ser considerado aqui candidato ao Senado pelo Mato Grosso, mas o meu estado é São Paulo. Acho que as pessoas têm que se candidatar pelo seu estado. Por mais apresso que eu tenha por Mato Grosso, pela população, por tudo que a gente construiu ao longo desses anos, a relação com o agronegócio, mas o meu estado é São Paulo. Portanto, eu tenho que me viabilizar como senador no meu estado”, disse o ex-ministro.

O rumor de que seria candidato começou no início de maio. As conversas de bastidores apontavam que membros do Novo avaliavam que Salles teria mais viabilidade em MT do que em SP. Isso porque, dois bolsonaristas já declararam candidatura.

“Não, ninguém me convidou. Isso é uma coisa que surgiu de forma orgânica pelo pessoal do agronegócio, que tem muita relação com o que a gente fez lá no Ministério do Meio-Ambiente durante o governo presidente Bolsonaro, mas não houve convite em momento algum. Se houvesse, obviamente me sentiria muito honrado, mas de declinaria”, falou.

Nas últimas pesquisas para senador, Salles vem aparecendo em quarto lugar, atrás do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), e o atual secretário de Segurança Pública de SP, Capitão Derrite (PP).

“Não tem sentido. Acho que seria uma espécie de estelionato eleitoral um paulista vim se candidatar no Estado de Mato Grosso. Eu não faria isso nunca [...] vou ser candidato ao Senado pelo partido Novo em São Paulo”, argumentou.

Cuiabá MT, 28 de Maio de 2025