A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defende a modernização das penitenciárias de Mato Grosso, propondo o fim do contato direto entre policiais penais e presidiários, o reconhecendo como a maior dificuldade encontrada atualmente. A parlamentar destacou os riscos e perigos que os servidores podem enfrentar, reforçando a necessidade de medidas que garantam maior segurança no sistema prisional. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, em conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa.
“[...] temos que levar em consideração, que nós temos condenados a mais de 400, 500 anos de pena. São pessoas que não tem mais nada a perder, que ameaçam, extorquem, exploram os servidores que estão lá dentro, então, quanto menos contato os servidores tiverem, e a população tiver ali com o preso, é melhor”, disse Janaína.
A modernização, aliada a uma fiscalização mais rigorosa, pode trazer maior efetividade na solução dos problemas relacionados à segurança, segundo a deputada. Como exemplo, Riva citou o uso de scanner corporal, já em funcionamento em Sinop, capaz de identificar todos os itens carregados com a pessoa, incluindo próteses cirúrgicas.
“[...] isso sendo modernizado é mais eficiente, hoje para fazer o contato das celas e tudo mais, acaba tendo um contato direto, que é perigoso para o servidor [...] essa modernização por exemplo que eu citei aqui, a questão do scanner, que funciona já hoje lá em Sinop, por exemplo, ele identifica absolutamente tudo que você tiver no seu corpo. Se você tiver qualquer tipo de prótese cirúrgica, por exemplo ele identifica”, finalizou a deputada.
VEJA VÍDEO: