Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023, 09:31 - A | A

Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023, 09h:31 - A | A

VIROU LEI

Lei de Max Russi cria bases de combate a incêndios florestais em MT

Assessoria de Imprensa

A Lei 12.343, de autoria do deputado Max Russi (PSB) e que foi recentemente promulgada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (05), estabelece a instalação de bases de controle nas rodovias estaduais de Mato Grosso, com a intenção de combater os incêndios florestais, principalmente em períodos de seca.

O parlamentar está participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop 28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, junto a comitiva do governador Mauro Mendes (UB). O encontro mundial discute mudanças climáticas, bem como de preservação e produção sustentável, que diminuam as agressões ambientais.

 

“Estamos aqui para mostrar que o nosso estado detém papel importante em todo esse processo e que estamos tomando medidas de combate às agressões ambientais. Fico feliz em poder contribuir com nosso Mato Grosso e colocar em prática ações que mitigam os impactos ambientais causados pelos incêndios recorrentes”, disse o deputado.

Os dados relacionados aos focos de incêndio no estado, especialmente durante o período de novembro de 2021 a novembro de 2022, registraram 14.529 focos de queimadas apenas de janeiro a setembro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Max Russi lembra que a devastação ambiental causada por esses incêndios não se limita apenas à perda de biodiversidade. “A propagação da fumaça resulta em sérios problemas de saúde pública, incluindo doenças respiratórias, afetando diretamente a qualidade de vida das comunidades locais”, explicou.

Segundo a nova legislação, as bases de controle serão equipadas com pessoal qualificado em regime de plantão e equipamentos, em uma estrutura com sala, telefone de emergência, carro de apoio e computador.

“Esta legislação não só visa a redução dos incêndios, mas também a preservação da saúde humana e do ecossistema, fortalecendo os esforços para um futuro mais sustentável e resiliente”, complementou o deputado Max Russi.

 
Cuiabá MT, 18 de Setembro de 2024