Apesar dos boatos que rondam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) deve permanecer como ministro da Agricultura e Pecuária. A avaliação foi feita pelo ex-deputado federal Valtenir Pereira, que hoje é assessor especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, durante conversa com jornalistas nessa terça-feira, 4 de fevereiro.
Uma reforma ministerial é aguardada até março, diante das recentes turbulências políticas que atingiram o governo do presidente Lula (PT). Informações de bastidores apontam que Lula deve trocar grande parte dos ministros, em uma tentativa de melhorar a imagem do governo, que sofre com o aumento da rejeição.
“Na verdade, tem muita especulação lá na Esplanada dos Ministérios. Alguma reforma o presidente Lula deve fazer, mexer algumas peças importantes para poder dar agilidade. Mas eu acredito que o senador Fávaro, hoje ministro da Agricultura, deve seguir à frente da pasta. Isso não passa de uma especulação”, disse.
O cotado para assumir o lugar de Fávaro é o ex-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL). Ainda não há especulações sobre se Carlos Fávaro voltará para o Senado ou será remanejado para outro ministério. Entretanto, o presidente Lula ainda resiste em confirmar a mudança.
O objetivo de Lira é se fortalecer e garantir apoio do presidente para disputar o cargo de senador em 2026.