Após adiar o retorno das aulas por uma semana, a secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Solange Dias, descartou a possibilidade de um novo adiamento, agora programado para o próximo dia 10. Ela alegou que só conseguiu avisar "em cima da hora" após concluir o levantamento da atual situação das unidades na capital mato-grossense. Nesta quarta-feira, 5, a secretária conversou com a imprensa e respondeu algumas questões.
“Inicia dia 10, não há chance de adiar. As escolas estão sendo arrumados, nós fizemos a parceria da Secretaria de Obras, temos os contratos da Secretaria de Educação, então está em campo todas as equipes, em cada unidade, trabalhando a todo vapor para resolver e terminar de resolver aquilo que já vinha resolvendo nesses 20 dias”, explicou.
Apesar disso, Solange disse que não ficou sabendo antes sobre os problemas nas escolas, mesmo após 20 dias na gestão, e por isso adiou de última hora as aulas. Ela conta que após pegar o levantamento, as chuvas pioraram a situação das outras escolas.
Além disso, no dia do anúncio do adiamento das aulas, na última sexta-feira, 31, a secretária não estava com o prefeito Abilio Brunini (PL) por estar buscando recursos para a Educação, segundo ela.
“Olha, nós recebemos uma gestão, uma secretaria, não é só com essas dificuldades, nós recebemos uma secretaria com dívidas, que nós tivemos que renegociar contratos, renegociar dívidas, para garantir a merenda, na escola, para garantir o transporte”, disse.