A secretária Municipal de Saúde de Juara (709 km de Cuiabá), Maísa Figueiredo anunciou que o município contará com um hospital de campanha. O anúncio foi feito em meio a um momento de avanço da pandemia da covid-19 em Mato Grosso.
De acordo com a gestora, a unidade atenderá de "portas fechadas", que é quando o atendimento não é aberto diretamente ao público, sendo necessário encaminhamento médico para que a população faça uso dos serviços da unidade.
Ainda segundo a secretária, o hospital, que será um anexo da unidade médica municipal, só receberá pacientes com covid-19 para internação.
A justificativa dada pela gestora é que a transferência deste tipo de demanda para a nova unidade desafogará o Hospital Municipal, disponibilizando, assim, vagas para internações de pacientes com outras condições clínicas que não a covid-19.
"A ideia da equipe da Secretaria Municipal de Saúde em montar esse hospital de campanha foi devido ao hospital não ter mais local para a internação. A internação é um paciente que possui um pouco mais de agravo em seu quadro de saúde. Então, foi necessário para liberar a ala do hospital para as outras internações", disse Maísa Figueiredo.
A secretária informou também que a testagem para o novo coronavírus continuará sendo realizada no Centro de Atendimento à Covid-19.
Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Juara na quarta-feira (13) apontam que a cidade já havia registrado 1.426 casos da doença, dos quais em 17 ocorrências as vítimas não resistiram e faleceram.
Além da unidade anunciada em Juara, a cidade de Sorriso (420 km ao norte) também conta com um hospital de campanha. Conforme noticiado pela reportagem, em dezembro de 2020 a unidade registrou um aumento de 153% no número de atendimentos.