Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 14:47 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 14h:47 - A | A

CONFIRA!

Mato Grosso ganha plataforma de streaming de música regional

Assessoria de Imprensa

Já está no ar o Portal da Música de Mato Grosso, uma plataforma de streaming democrática e de valorização da cultura mato-grossense. A iniciativa visa alavancar carreiras oferecendo gratuitamente as obras dos músicos regionais ao maior número de pessoas possível. Inicialmente, o portal está aberto para o cadastro de novos artistas pelo site https://www.portaldamusicamt.com.br. A previsão é de que o acervo fique disponível já no início de março.

Para os artistas, a plataforma permite o upload ilimitado de músicas, fotos, videoclipes, agenda de shows e outras informações. Além disso, os autores das obras podem decidir se disponibilizam ou não as canções para download gratuito, expandindo o acesso às produções. 

O músico Marcos Levi de Barros, presidente da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), realizadora do projeto, explica que a plataforma de streaming tem como objetivo facilitar o acesso irrestrito à musicalidade de Mato Grosso em qualquer hora e local. Com layout fácil e intuitivo, o Portal da Música de Mato Grosso incentiva a descoberta de novas músicas e, ao mesmo tempo, funciona como uma 'vitrine' para os artistas e bandas regionais. 

"O Portal da Música de Mato Grosso tem a missão de se tornar um grande mosaico da música mato-grossense em suas diversas linguagens extrapolando quaisquer fronteiras. Além disso, a plataforma se consolida como um espaço de memória da produção musical do estado", enfatiza. 

Na avaliação do cacerense Milton Guapo, cantor, compositor, precursor do rasqueado, pesquisador, escritor e condecorado com  o título de Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, o Portal da Música de Mato Grosso chega como uma 'meca' para o músico mato-grossense.

"Nessa mudança de paradigma com a internet, a plataforma surge para promover o artista para que ele seja visto, seja convidado para shows, para trabalhos. Se chegar uma pessoa de outro lugar aqui, ela vai na plataforma e passa a conhecer tudo isso que está lá. O Portal da Música de Mato Grosso será uma meca para os artistas mato-grossenses. A pessoa que quiser conhecer nossa musicalidade, terá que acessar", comenta o músico.

Realizado pela AMC, o Portal da Música de Mato Grosso conta  com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e apoio da Vendetta Produções.

 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024