Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 16:10 - A | A

Terça-feira, 25 de Outubro de 2022, 16h:10 - A | A

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Secretaria de Educação e parceiros promovem a Semana Lixo Zero em VG

Fred Nogueira | Prefeitura de Várzea Grande

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), a Business Professional Woman (BPW) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMMDRS), estará realizando de 24 a 31 de outubro a Semana Lixo Zero. A ação será promovida em atendimento à Lei Municipal 4.634 de 2020, que instituiu a atividade anualmente na última semana do mês de outubro.

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito de lixo zero consiste no máximo aproveitamento, o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do direcionamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. A ação visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem enviados para a área de disposição final no Município.

 

Além disso, a ação tem como objetivo a promoção do debate entre os diversos segmentos da sociedade, congregando os municípios, entidades públicas e privadas como associações, cooperativas, empresas, escolas, universidades, órgãos públicos, entre outros; com vistas à disseminação dos conceitos de não-geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos.

A Semana do Lixo Zero também visa proporcionar experiências lúdicas e técnicas sobre a correta destinação dos resíduos e o consumo consciente, além de oportunizar a valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais voltadas ao meio ambiente e realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município.

A Superintendência Pedagógica, por meio do Setor de Educação Ambiental da SMECEL tem estimulado as escolas a potencializar as ações da política dos 5Rs e da Agenda Ambiental na Administração - A3P para fomentar entre os alunos e comunidade escolar a cultura de sustentabilidade, promovendo compromisso sócio ambiental e consciência cidadã.

Com a temática do Lixo Zero, várias atividades pedagógicas foram sugeridas às unidades escolares tais como roda de conversa e leitura de temas que falem do meio ambiente no contexto do respeito à vida dos animais e das plantas; alimentações saudáveis e naturais geram menos resíduos; confecção de caixas com a cor da coleta seletiva para colocar nas salas; uso da musicalidade para abordar o tema lixo zero; realizar ação de limpeza dos espaços internos e do entorno da escola; produzir vídeos com os alunos sobre a importância da entrega voluntária de materiais recicláveis - óleo de cozinha;

A programação da Semana Lixo Zero vai abranger de 24 a 31 Eco ponto da Coca-Cola, para destinação de papel, plástico e latinhas. Quem contribui, auxilia o Abrigo de Idosos de Várzea Grande. A programação vai da coleta de óleo de cozinha usado nas escolas municipais participantes do projeto LEVO; Live pelo Google Meet com o empresário Thiago Nunes Pegorini com o tema “ Reciclagem do Lixo Eletrônico”; Contação de histórias e teatro em EMEB e CMEI; Roda de Conversa sobre aprendizagens criativas e sustentabilidade no UNIVAG; Oficina de Compostagem - Centro de convivência Vovô Zeid; Plantio de mudas no Distrito Industrial; Oficina sobre Stop Motion no UNIVAG com professores pedagogos da Rede Municipal de Ensino e Contação de histórias e teatro em escolas de Educação Básica e Centros de Educação Infantil.

 
 
Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024