Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Economia Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 15:37 - A | A

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 15h:37 - A | A

FERIADO

Comerciantes que abrirem no domingo devem estar atentos às obrigações trabalhistas

Da Redação

Mesmo com o comércio mato-grossense autorizado a funcionar no feriado da Consciência Negra, no próximo domingo (20), os comerciantes da capital e Várzea Grande devem se atentar às regras para o funcionamento no dia, segundo a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT.

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, relembra o estipulado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sobre a forma de pagamento. “Caso o comerciante opte por abrir a loja no referido feriado, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados deverá ser paga em dobro, incluindo as comissões de vendas”.

 

Além disso, com relação às atividades consideradas aptas para funcionar nos domingos e feriados, o que é permitido conforme Lei nº 11.603/2007, fica garantido ao empregado o descanso semanal remunerado no domingo pelo menos uma vez no período máximo de três semanas.

Para os demais municípios do estado, o departamento jurídico recomenda que sejam observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho. Para ter acesso às demais CCTs, acesse o link.

A medida segue o acordo firmado entre os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio-MT e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC).

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024