Mato Grosso vai aumentar sua produção de grãos em 4,1% na safra 2022/2023 comparado com a safra anterior, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em pesquisa divulgada nesta semana. De acordo com a Conab, a produção total de grãos no estado será de pouco mais de 90 milhões de toneladas, a maior dentre todos os estados do Brasil.
A área utilizada na safra também é 5,8% maior, chegando a 19,2 milhões de hectares. Já a produtividade no estado apresentou queda de 1,6%, estimada em 4.423 kg por hectare contra 4.496 kg/ha na safra passada. Já quando considerado toda a região Centro-Oeste, a produção de grãos deve ser de 147,5 milhões de toneladas.
A região Centro-Oeste é responsável por mais de 47% da safra de todo Brasil, que deve alcançar a marca de 312 milhões de toneladas, 40 milhões de toneladas a mais em relação à safra anterior. O levantamento considera diversos grãos como caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, soja, milho, dentre outros.
Com a área total de plantio no país estimada em 77 milhões de hectares, a agricultura brasileira mantém a tendência de crescimento observada nos últimos anos, também com previsão de recorde. O resultado equivale a um crescimento de 3,3% ou de 2,49 mil hectares sobre a área da safra 2021/22.
No caso da soja, a terceira estimativa para a área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, situando-se em 43,4 milhões de hectares em todo Brasil. A conclusão da semeadura está prevista para o final de dezembro e as condições climáticas vêm beneficiando as lavouras.
“Durante o levantamento de campo, identificamos que a leve redução na produtividade sobre a estimativa do mês anterior foi compensada pelos acréscimos nas áreas, em especial no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais”, afirma o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.
Ainda de acordo com a Conab, a safra de soja deve bater novo recorde, alcançando 153,5 milhões de toneladas, 22,2% a mais que na safra anterior. Já a produção de milho total deve ser de 125,8 milhões de toneladas, 11,2% a mais que na safra passada.
Já em Mato Grosso, números levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que a produção da soja deve alcançar 41,46 milhões de toneladas, 1,4% a mais que na safra anterior. Já a produção do milho deve chegar em 46,41 milhões de toneladas, 5,87% a mais que na última safra.