O Ministério Público do Estado (MP-MT) definiu a lista sêxtupla nesta segunda-feira, 16 de setembro. E ficou composta pela primeira vez, por 5 mulheres e 1 homem. Eles disputam uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A vaga diz respeito ao quinto constitucional, que destina 20% das vagas do TJ a órgãos externos - MP e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A vaga foi aberta devido à aposentadoria compulsória do desembargador Paulo da Cunha, no último dia 30 de agosto, um dia antes de completar 75 anos de idade. Ele assumiu como desembargador pela vaga pertencente ao Ministério Público e atuou como magistrado por 22 anos.
Agora, a lista que foi formada pelo Conselho Superior do MP será encaminhada ao Tribunal de Justiça. Lá, os nomes serão apreciados pelo Órgão Especial, que reduzirá para três candidatos. Esta nova lista, a tríplice, será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União Brasil), a quem cabe escolher o novo integrante.
O chefe do Executivo tem a liberdade de escolher qualquer um dos três nomes componentes da lista, podendo, inclusive, ser aquele menos votado.
VEJA NOMES:
1º Eunice Helena Rodrigues de Barros (por antiguidade e 8 votos)