Um motorista de caminhão foi detido e multado em R$ 5.400 por transportar 18 palanques de aroeira sem autorização. O caso ocorreu no município de Cáceres.
De acordo com as informações da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em patrulhamento pela MT-343 sentido distrito de Vila Aparecida ao município de Cáceres, foi avistado um caminhão Chevrolet de cor laranja danificado no meio da estrada.
Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram na carroceria 18 palanques de madeira da essência aroeira. Próximo ao caminhão, W.A.O.B, foi indagado sobre quem era o responsável pelo veículo e este respondeu que era de sua propriedade.
Que conforme manejo portaria normativa nº 83, de 26/09/ 1991 do IBAMA em art. 1.° - fica proibido o corte e exploração da aroeira legítima ou aroeira do sertão (astroniumurundeuva), das baraúnas (melanoxylon brauna e schinopsis brauna ), do gonçalo alves (astronium fraxinifolium ) em floresta primária, nos art 2° e 3° relata que e passível de corte se efetivados através de planos devidamente aprovados pelo IBAMA.
Os policiais solicitaram as documentações que autorizaram o transporte da madeira, mas o mesmo disse que não possuía. Diante dos fatos, ele foi encaminhado até a 4ª cia ambiental de Cáceres para autos administrativos.
O caminhão, juntamente com as madeiras foram apreendidos.