Ao assumir o mandato, o prefeito Abilio Brunini (PL) suspendeu as obras do Contorno Leste em Cuiabá e determinou uma auditoria nos contratos das empresas envolvidas, devido a indícios de irregularidades. Na Operação Perfídia deste terça-feira (29), a empresa HB20 Construções, cujo sócio foi alvo da Polícia Civil, tem um contrato de mais de R$ 125 milhões com o município de Cuiabá, para realizar as obras do Contorno Leste.
Jornalistas questionaram o prefeito se ele iria retomar as obras somente ao fim da auditória determinada por ele. Por sua vez, Abilio afirmou que avalia outras empresas finalizarem obra.
“A gente está avaliando a substituição das empresas. A gente rompeu contrato com essas empresas, abriu um anova licitação para novas empresas concluírem aquela obra”, disse.
Brunini também disse que o governador Mauro Mendes (União) cogitou continuar a obra com recursos estaduais.
“Tive uma conversa com o governador Mauro Mendes a um tempo atrás sobre isso. Ele falou da possiblidade dele dar continuidade via Governo do Estado, mas a gente está avaliando qual vai ser o melhor caminho”, falou.
A OPERAÇÃO
A Operação Perfídia, da Polícia Civil, teve como alvos os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB). Eles são suspeitos de cobrarem propina da empresa, para que a Câmara aprovasse uma lei e permitir o pagamento de valores devidos à companhia. Os valores teriam sido pagos em contas bancárias e também em espécie.
Os pagamentos e negociações teriam ocorrido dentro das dependências da Câmara de Cuiabá. A Polícia Civil também recolheu imagens das câmeras de segurança da Casa Legislativa.
Também foram alvos um empresário, que seria sócio da HB Construções, além de dois funcionários da empresa. A empresa é responsável pelo lote 2 do Contorno Leste.