Cuiabá, 27 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,74
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14:17 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 14h:17 - A | A

AS VISÕES DE PAULO

Federação vai atrapalhar chapa de deputados estaduais do PP, diz Araújo

Da Redação

O presidente estadual do Partido Progressitas, o deputado Paulo Araújo, vê a possível federação do seu partido com o União Brasil e Republicanos como prejudicial à chapa de deputados estaduais do PP. Para Paulo, a montagem da chapa seria o "X da questão". Ele falou com a imprensa nesta quarta-feira, 05 de fevereiro.

As conversas sobre a formação da federação ocorrem na esfera nacional dos partidos e já estão avançadas. A previsão é de que um desfecho seja anunciado ainda neste mês de fevereiro. Se for consolidada a federação, os partidos irão caminhar juntos por quatro anos e terão que atuar como um só.

Juntos, os três partidos somam, atualmente, 153 deputados federais. Dessa forma, a federação teria a maior bancada da Câmara Federal. Paulo acredita que os três partidos conseguiriam eleger entre quatro e cinco deputados.

“Vejo com muita dificuldade a montagem das chapas. Por outro lado, para deputado federal facilita. Você tem mais facilidade de montar chapas. O União Brasil tem nomes fortes, o Republicanos possivelmente. O PP teria dois grandes nomes também. Na verdade, a gente trabalha com a filiação da dona Virginia [Mendes, primeira-dama do Estado] ao Progressistas. Temos o ex-deputado Neri Geller e temos o presidente da MT Par, o Ener, irmão do Cidinho Santos... porém, para deputado estadual, aquela chapa que eu já vinha organizando com outros colegas fica muito prejudicada", disse.

Estadualmente, os partidos somam sete parlamentares. Todos fazem parte do mesmo grupo político. Paulo Araújo (PP); Diego Guimarães e Valmir Moretto (Republicanos); e Dilmar Dal Bosco, Eduardo Botelho, Júlio Campos e Sebastião Rezende (União Brasil).

Ele disse que o secretário-chefe da Casa Civil, o deputado federal Fabio Garcia (União), tem dialogado com a executiva nacional e não acha que a junção possa prosperar.

“O deputado Fabio, pela articulação que ele tem Brasília e com membros do partido dele, ele acha que é difícil ter o União Brasil. Então, a gente está aguardando ansiosamente. O ex-senador Cidinho esteve em Brasília com o presidente Ciro, justamente para buscar essa resposta para gente poder se articular”, disse Paulo.

Cuiabá MT, 27 de Março de 2025