O governador Mauro Mendes (DEM) comentou que o governo começou as tratativas com laboratórios internacionais para comprar 1 milhão de doses de vacina contra a covid-19. A informação foi revelada nesta terça-feira (19), durante conversa com a imprensa.
Mauro revelou que o governo tentou comprar vacinas diretamente com a Pfizer, mas a empresa respondeu que só negocia com governos federais. Agora, segundo Mendes, o Executivo busca contato com dois laboratórios chineses para a aquisição dos imunizantes.
“Estamos agora com outros dois laboratórios tentando contato, via embaixada, que é Sinopharm e Sinovac. São dois laboratórios chineses, sendo que um produz a Sinovac, a vacina que estamos inclusive distribuindo neste momento. Ela veio importada da China e foi exportado para o Brasil os princípios ativos para o Butantan produzir”, explicou.
Mauro revelou também que busca diálogo com o governo da Bahia para saber como andam as tratativas para aquisição da vacina russa Sputnik.
Existe uma expectativa para que novas doses da Coronavac, produzidas no Instituto Butantan, cheguem a Mato Grosso no final deste mês, mas as informações ainda não foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. Na segunda-feira (18), Mato Grosso recebeu o primeiro lote da vacina contra covid-19.
No primeiro momento foram recebidas 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses. Segundo o Governo do Estado, na primeira fase serão vacinados os profissionais da Saúde, pessoas acima dos 75 anos e acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e clínicas psiquiátricas), e indígenas que vivem em aldeias.