Cuiabá, 10 de Dezembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024, 12:43 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024, 12h:43 - A | A

CÂMARA DE CUIABÁ

Maysa Leão confirma candidatura à presidência e desbanca Chico 2000

Vereadora conquistou correligionários do atual presidente

Da Redação

A vereadora reeleita Maysa Leão (Republicanos) confirmou que é candidata à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. A parlamentar apresentou uma relação com 14 colegas em torno de seu nome. A divulgação foi feita por meio de sua assessoria de imprensa nesta manhã de segunda-feira, 4 de novembro.

“Não recuei da candidatura de presidir, mas me comprometi a não destruir a chapa, se for necessário que eu ocupe o lugar de 1ª vice-presidente para garantir mais votos”, apontou.

A lista divulgada mostra que todas as outras sete mulheres eleitas estão na base de Maysa. O grupo também conta vereadores reeleitos e outros novatos.

A divulgação traz, ao menos, duas curiosidades. A primeira é a presença do vereador reeleito Sargento Joelson e da vereadora eleita Katiuscia, ambos do PSB. Isso porque o presidente estadual do partido, o presidente eleito da Assembleia Legislativa Max Russi já adiantou que gostaria de ter um integrante do partido presidindo a Câmara Municipal.

O PSB elegeu quatro parlamentares para a próxima legislatura, tendo a maior soma de votos entre os eleitos. Além de Joelson e Katiuscia, o partido também elegeu Ilde Taques e reelegeu Didimo Vovô. Ainda não se sabe qual será o posicionamento de Russi acerca dos vereadores que querem compor com Maysa, mas já é possível adiantar que Katiuscia era servidora de Max Russi e foi praticamente “feita” por ele na disputa eleitoral.

A segunda curiosidade da lista é a presença dos vereadores Samantha Íris, Paula Calil e Rafael Ranalli. Todos eles são do Partido Liberal, do atual presidente da Casa, Chico 2000, que já adiantou o desejo de ser reeleito para comandar o legislativo cuiabano.

Aliás, caso os apoios se confirmem, Maysa já detém a maioria da próxima legislatura, que será composta por 27 membros. A virada de votos também se torna extremamente difícil, uma vez que esses três parlamentares são bem mais próximos do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) que o atual presidente.

Samantha Íris, além de ser a vereadora mais votada dessa eleição, é a primeira-dama, esposa de Abilio. Paula Calil é irmã do deputado estadual Faissal Calil (PL), que por sua vez foi coordenador da campanha do futuro prefeito. Já o vereador eleito Rafael Ranalli é apoiador de Abilio desde o início.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

A vereadora de Cuiabá reeleita Maysa Leão (Republicanos) vem por meio desta nota afirmar que o seu nome está disponível à presidência da Câmara.

Em resposta à notícia veiculada no portal ‘Notícia e Fatos’, onde aponta que a vereadora recuou da candidatura, a parlamentar reitera a sua pretensão ao pleito.

“Não recuei da candidatura de presidir, mas me comprometi a não destruir a chapa, se for necessário que eu ocupe o lugar de 1ª vice-presidente para garantir mais votos”, aponta Maysa Leão.

O grupo da vereadora à Mesa, conta com os nomes dos vereadores de oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro, além de novos parlamentares eleitos.

A parlamentar aponta que a possível chapa está em conversa com outros nomes importantes, e a definição deste grupo deve ocorrer nos próximos dias, com um anúncio possivelmente até quarta (6).

Segue o nome dos parlamentares do grupo em articulação a mesa diretora a qual Maysa faz parte. 

1. Maysa Leão (Republicanos)
2. ⁠Michelly Alencar (UB)
3. ⁠Samantha Íris (PL)
4. ⁠Paula Calil (PL)
5. ⁠Baixinha Giraldelli (SOLIDARIEDADE)
6. ⁠Dra. Mara (PODEMOS)
7. ⁠Katiuscia (PSB)
8. ⁠Maria Avallone (PSDB)
9. ⁠Eduardo Magalhães (REPUBLICANOS)
10. ⁠Daniel Monteiro (REPUBLICANOS)
11. ⁠Demilson Nogueira (PP)
12. ⁠Sargento Joelson (PSB)
13. ⁠Cezinha Nascimento (UB)
14. ⁠Rafael Ranalli (PL)

 
Cuiabá MT, 10 de Dezembro de 2024