O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), liberou o Programa Banco da Terra em Mato Grosso e dezenas de famílias assentadas serão beneficiadas em Lucas do Rio Verde. Após gestão do coordenador da bancada federal, Neri Geller, junto ao Incra, o processo de regularização fundiária do assentamento Nossa Senhora Aparecida está próximo de ser concluído.
“Essa notícia nos alegra imensamente, pois representa a consolidação de um trabalho conjunto pelo bem de Lucas do Rio Verde e das 50 famílias assentadas. Tenho orgulho de trabalhar pelo meu município e por Mato Grosso. A entrega desse assentamento será mais um legado que deixaremos aos luverdenses”, comemorou Neri Geller.
O Banco da Terra foi criado para financiar programas de reordenação fundiária e de assentamento rural. Este mecanismo de crédito fundiário compreende medidas de acesso à propriedade rural, por meio de transações de compra e venda.
Conforme anunciado no início de outubro, o processo de regularização fundiária do assentamento Nossa Senhora Aparecida, em Lucas do Rio Verde, já foi encaminhado, nesta segunda-feira (16.11), para o Banco do Brasil. A próxima etapa constituirá na análise pelo banco e liberação do pagamento do programa.
Com a finalização do processo e a regularização dos 50 Lotes, as famílias assentadas poderão, inclusive, acessar programas de crédito rural, fortalecendo a agricultura familiar na região, representando uma grande conquista para Lucas do Rio Verde.