Com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre Brasil e Peru, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, acompanhado da conselheira comercial da embaixada, Sílvia Seperack, visitou a sede da Fecomércio-MT na manhã de segunda-feira (12). A intenção foi apresentar as potencialidades do país andino aos representantes da Federação, autoridades, instituições e trade turístico.
Acurio destacou os projetos de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos no Peru até 2030, visando à conexão entre os países sul-americanos. “São projetos que irão modernizar o país em diversas áreas e que possibilitarão conectar nossos países, ligando ainda mais a América do Sul ao restante do mundo. O Peru está aberto ao diálogo, ao intercâmbio de tecnologias e ao fortalecimento das nossas relações comerciais.”
O presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a importância do estado como elo estratégico entre os dois oceanos que margeiam o continente sul-americano. “Mato Grosso é um estado muito importante para o Brasil. Investimentos em infraestrutura estão sendo planejados para conectar o extremo oeste do Brasil ao Peru, o que ampliará nossas relações comerciais. Inclusive, o estado poderá servir como canal de escoamento de produtos para o restante do planeta.”
O embaixador e a conselheira também compartilharam informações sobre os aspectos culturais e econômicos do país sul-americano. Entre os temas abordados estiveram a gastronomia peruana, os principais produtos importados e exportados, o potencial turístico, a industrialização e o desenvolvimento da agroindústria no Peru.
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, também participou do encontro, cujo objetivo foi aproximar as instituições dos setores produtivos representadas pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, promovendo um ambiente de diálogo e cooperação mútua. Sergio Ricardo Antunes participou do ato representando a Fiemt, no cargo de vice-presidente.
“É uma grande satisfação participar deste encontro promovido pela Fecomércio-MT, que reforça o papel estratégico das relações internacionais para o desenvolvimento do nosso estado. A aproximação com o Peru abre um leque importante de oportunidades para a cooperação comercial, a troca de tecnologias e a ampliação de mercados para nossos produtos. Estamos certos de que este diálogo marca o início de uma parceria promissora entre Mato Grosso e o Peru”, afirmou Tomain.
A reunião contou com a presença de representantes dos poderes públicos municipal e estadual, como a secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Leticia Arruda; os secretários municipais de Turismo de Cuiabá, Fernando Medeiros, e de Barão de Melgaço, Nilza da Silva Taques; além do superintendente de Turismo de Várzea Grande, João Eduardo Sá Costa.
Representantes da Fecomércio-MT também estiveram presentes no encontro, como o vice-presidente Marco Sérgio Pessoz; o superintendente Igor Cunha; o presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, e o vice-presidente Jaime Okamura; além dos presidentes dos sindicatos do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec-MT), Sergio Ricardo Antunes, e de Eventos e Afins, Alcimar Moretti.