De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023 com quase 42 bilhões de transações, tendo um aumento de 75% em relação a 2022.
O Pix se consolidou de certa maneira que as transações realizadas por Pix superaram a combinaçāo das transações de cartāo de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC no Brasil, as quais juntas somaram quase 39,4 bilhões de transações.
“Desde o seu lançamento, o Pix tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e também se tornou uma importante ferramenta para impulsionar a bancarização no país”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, em nota publicada no site oficial da instituição.
Os valores transacionados pelo Pix em 2023 chegaram na casa dos R$ 17,2 trilhões, tendo um avanço de 58% em relação ao ano anterior.
*Gabriel Santos é analista financeiro pelo Citibank - Tampa, FL (2022 a 2024), formado em Business pela Mount St. Mary’s University (EUA)