Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Geral Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 17:37 - A | A

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 17h:37 - A | A

DIETA INTERESTELAR

Astronautas comeram rabanetes cultivados no espaço

Damares Alves | SoCientificia

Em 30 de novembro de 2020 astronautas a bordo da ISS fizeram a primeira colheita de rabanetes cultivados no espaço. Já na semana passada, a NASA autorizou que os tripulantes da Estação Espacial Internacional comemorassem o ano novo comendo alguns destes cultivos.

Os rabanetes, foram os primeiros vegetais cultivados e consumidos em órbita além de algumas folhas verdes, de acordo com a United Press International.

Para plantar os rabanetes, os pesquisadores da ISS utilizaram um instrumento chamado Advanced Plant Habitat (APH). A tecnologia possibilita o crescimento de plantas na micro gravidade. Os rabanetes são cultivados em uma cama de bolinhas de argila, que retêm a umidade, e o fertilizante, com luz artificial. 

A astronauta Kate Rubins “comentou que os rabanetes eram tão saborosos quanto os que ela cultivava em seu jardim”, disse Hasenstein, que é professor de biologia na Universidade de Louisiana à United Press International.

Rubins colheu os rabanetes na quinta-feira, cortando suas folhas primeiro para preservá-las para estudo científico depois que retornarem à Terra. Rubins e o astronauta Mike Hopkins “afirmaram que comer algo fresco foi uma experiência muito agradável”, disse Hasenstein.

Mas por quê rabanetes?

A NASA selecionou rabanetes porque eles são bem compreendidos pelos cientistas e atingem a maturidade em menos de um mês. Além disso, eles são comestíveis e muito nutritivos.

“Rabanetes são um tipo diferente de colheita em comparação com as folhas verdes que os astronautas cultivavam anteriormente na estação espacial, ou o trigo anão que foi a primeira safra cultivada no APH”, disse Nicole Dufour, gerente do programa APH da NASA no Centro Espacial Kennedy. “O cultivo de uma variedade de safras nos ajuda a determinar quais plantas prosperam na microgravidade e oferece a melhor variedade e equilíbrio nutricional para os astronautas em missões de longa duração.”

Mas este não é um feito inédito. Em 2015 os astronautas da NASA fizeram isso pela primeira vez, comendo um pouco da alface romana que haviam cultivado em órbita. Essa alface, uma pesquisa de 2020 revelou mais tarde, era quase indistinguível das plantas cultivadas no solo, dando esperança para o futuro da agricultura orbital.

Os astronautas comeram rabanetes cultivados no espaço como um presente de ano novo?

Segundo Dave Reed, diretor de operações na Flórida da Techshot, empresa com sede em Indiana, nos EUA e que fabricou a câmara de cultivo para os vegetais, a celebração do Ano Novo apenas coincidiu com o primeiro consumo de rabanetes cultivados a bordo da ISS.

Ainda segundo Reed, os astronautas puderam comer 9 dos 19 rabanetes cultivados na estação, os 10 restantes foram congelados e serão enviados à Terra para analises.

O experimento bem-sucedido do rabanete é um bom sinal para o futuro das viagens espaciais, mas também é uma ótima notícia para os tripulantes que quase nunca conseguem comer produtos frescos.

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024