Cuiabá, 23 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,74
Icon search

CUIABÁ

Judiciário Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 12:45 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 12h:45 - A | A

VAGA DO MP

Desembargador Guiomar Teodoro antecipa aposentadoria e abre disputa no MP

Da Redação

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Guiomar Teodoro Borges, anunciou sua aposentaria faltando praticamente três meses para completar 75 anos, data limite para permanência no cargo. Ele se despediu da corte nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, durante a sessão da Quarta Câmara de Direito Privado.

Guiomar foi homenageado durante a sessão com vídeo contando a trajetória de Guiomar no Judiciário, com depoimento de servidores e amigos.

Guiomar falou em seu discurso sobre sua nomeação ao cargo de desembargador em janeiro de 2005, sendo nomeado pelo então governador Blairo Maggi.

“O desembargador Márcio Vidal lembrou bem, eu talvez tenha dito que essa cadeira não seria minha. Era uma cadeira de interesse coletivo, da sociedade. Eu talvez tenha dito isso porque estava preocupado com o que seria de mim no exercício função, o que eu poderia fazer neste cargo. Essa cadeira é muito importante e de muita responsabilidade. Aqui tratamos da vida, da liberdade, do patrimônio das pessoas, e vários assuntos. Então temos que ter essa consciência”.

“Tudo é cíclico e passa. Eu acho que eu cumpri a minha missão dentro dos limites das minhas forças, cheguei onde cheguei com o caminho encontrado através da luz dos meus amigos. E pretendo, daqui pra frente, curtir um pouco a minha família, os meus amigos (...) Muita gratidão a todos e que continuem essa jornada, e felicidade a todos nas suas funções, mas agora eu vou curtir um pouco", finalizou.

Com sua aposentadoria, começa a disputa pela vaga que pertence ao quinto constitucional do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

O favorito para substituir Guiomar é o ex-procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, que preferiu abrir mão de sua reeleição ao comando do MP visando o cargo de desembargador. Deosdete tem a seu favor a boa relação com o governador Mauro Mendes (União), a quem cabe a nomeação após ser indicado em lista tríplice pelo Tribunal de Justiça.

Outra disputa pode ser deflagrada, o protagonismo feminino. As promotoras e procuradoras de Justiça manterão a pressão na busca de uma lista sêxtupla exclusiva de mulheres para o Quinto Constitucional, fato que nunca ocorreu. No ano passado, as mulheres chegaram a lançar 8 nomes na disputa. Porém, a lista acabou incluindo o nome de Wesley Sanchez Lacerda, sendo o mais votado dentro do TJMT e nomeado pelo governador.

Cuiabá MT, 23 de Março de 2025