Cuiabá, 17 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Opinião Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 16:02 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 16h:02 - A | A

FRED H. GADONSKI

Olhos treinados

Fred Henrique Gadonski*

Domingo pela manhã, um dia frio e incomum em Cuiabá, bem no cruzamento de duas importantes vias urbanas, precisei parar brevemente, esperando que o semáforo permitisse passagem.

Nesse interregno, entre o vermelho e o verde, de repente, surge uma garotinha mestiça, de aproximadamente oito anos de idade ao lado da porta do motorista, oferecendo paçocas a R$ 1,00 a unidade.

Tão automaticamente como sua aparição, respondi: - Hoje não querida!

E afastou-se imediatamente para oferecer a guloseima ao próximo motorista...

Tudo isso levou não mais que vinte segundos, tempo suficiente para eu perceber e registrar alguns detalhes.

A mãe da garotinha acompanhava à distância sua movimentação, sentada num meio-fio e em companhia de outra criança ainda menor.

Percebi que a jovem não me encarou diretamente, como se já soubesse a resposta ou estivesse mesmo indiferente ao que fosse a resposta, mas é fato que seus olhos são treinados, pois naquele interstício, ela vasculhou com um olhar ligeiro todo o interior do carro, talvez procurando algum item que pudesse me pedir e apaziguar suas angústias.

Essa é uma cena corriqueira, que expõe mazelas sociais e mede descaradamente o abismo econômico entre as castas.

É, de fato, algo a se preocupar, pois nossas autoridades, não tem olhos treinados para enxergar o óbvio, ou seja, as questões elementares que envolvem a fome, educação, saúde, bem estar, que assolam os menos favorecidos.

Quem tem olhos, que veja, essa é a síntese da obviedade que converge para uma inescusável pergunta: Aos gestores falta treinamento?

 
Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024