Em seu segundo mandato como prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB) vai priorizar a conclusão das obras iniciadas em sua gestão, dando continuidade ao trabalho que já tem quase 90% de aprovação pela população cuiabana. O projeto mais ambicioso para os próximos anos é a conclusão do Contorno Leste, considerado uma das maiores obras de mobilidade urbana da capital nos últimos 50 anos.
Mais de R$ 125 milhões estão sendo investidos na via, que terá 17,3 quilômetros de pista dupla e também contará com ciclovia, calçada, canteiro central e iluminação de LED. A avenida passará por mais de 50 bairros, beneficiando diretamente cerca de 400 mil habitantes. A previsão é que a obra seja entregue em 2023.
Emanuel também irá entregar outras obras de mobilidade urbana e infraestrutura turística da capital, como o viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, a reforma do Mercado do Porto e a Orla do Porto II.
“É uma responsabilidade enorme tornar-se o prefeito com o índice de aprovação mais elevado ao final de seu mandato. Tenho plena consciência do que isso significa. Sei que, a partir de hoje, cabe-me corrigir o que deve ser corrigido e avançar com maior determinação no que está dando certo, para consolidar as conquistas populares, estamos competindo com a gente mesmo”, disse Emanuel.
Em conversa com o Estadão Mato Grosso, ele comentou que está prevista a assinatura de um contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para empréstimo de R$ 100 milhões. Esse dinheiro será utilizado para pavimentar as ruas de 20 bairros.
Para cumprir suas prioridades, o prefeito nomeou para a pasta de Obras Públicas o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), a quem considera seu braço direito. “É uma missão muito grande que devo entregar ao homem de missão e que tem a minha total confiança pra isso", disse Emanuel.
FERROVIA – Uma das pautas que ganhará reforço é a expansão dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá. Emanuel deu a missão ao novo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, filho do ex-senador, que terá a missão de articular a aprovação do traçado da ferrovia até a capital. A expectativa é que a chegada dos trilhos em Cuiabá impulsione o desenvolvimento econômico, sobretudo no setor industrial.
“Importantíssimo Cuiabá se colocar no centro dessa discussão e começar com uma campanha forte com a bancada federal e as autoridades envolvidas para que a ferrovia venha a Cuiabá. Não podemos aceitar em hipótese alguma que se desvie o traçado original da ferrovia”, disse o prefeito.
VLT – Em seu primeiro ato como prefeito reeleito, Emanuel anunciou que encamparia uma ‘grande guerra jurídica’ para garantir que Cuiabá participe das discussões e decisão sobre o modal de transporte coletivo. Ele não aprova a forma como foi feita a decisão do governo do Estado, que pretende trocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT).
"Não aceitamos, em hipótese nenhuma, a condução dada pelo governo do Estado em relação ao VLT. Primeiramente, ele não ouviu as duas cidades impactadas pelo modal: Cuiabá e Várzea Grande, foi uma decisão unilateral do governador. Para nós é totalmente fora de propósito. O modal já foi discutido lá atrás, há sete anos", disse, defendendo a conclusão do VLT.
VACINA - Enquanto aguarda aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início à campanha de vacinação contra o novo coronavírus, Emanuel tem mantido conversas com o governo federal e já trabalha na aquisição de todo o material necessário para promover a imunização em Cuiabá. O principal desafio é quanto à peculiaridade das vacinas, já que algumas delas requerem câmaras frias específicas, pois precisam ser armazenadas a temperaturas ultrabaixas, inferiores a -60ºC.
“Existem vários tipos de vacina. Algumas delas, Cuiabá não tem estrutura para uma campanha de vacinação. Existem várias peculiaridades para a promoção dessa vacinação e a necessidade de se ter o apoio e o respaldo, primeiro da Anvisa e segundo do governo federal”, afirmou.