Em um breve discurso após a aplicação da primeira vacina contra o novo coronavírus em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou que é preciso manter os cuidados preventivos durante mais alguns meses até que uma parcela significativa da população esteja imunizada.
A primeira vacina foi aplicada nesta segunda-feira (18), em cerimônia realizada no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos, que atua na linha de frente desde o início da pandemia.
“Nós marcamos oficialmente o início de uma recuperação desta pandemia. Lamentamos que teremos ainda pela frente. [...] Teremos ainda um longo caminho até conseguirmos a ampla imunização de toda a população brasileira. Por isso, é extremamente importante que todos continuem a praticar as medidas não-farmacológicas de prevenção, porque, segundo a ciência, essa é a maneira mais segura de evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, disse o governador.
Mato Grosso recebeu 126 mil doses da Coronavac para realizar a primeira etapa da vacinação. Conforme o governador, ainda não foram revelados detalhes sobre quando serão liberados os novos lotes de vacinas.
“Acredito que essa etapa marca o início da virada. O Ministério ainda não se pronunciou oficialmente quando deverá ser liberado novos lotes, mas existe a expectativa de que até o final deste mês nós teremos uma outra liberação sendo feita, daquela [vacina] que está sendo produzida pelo Instituto Butantan”, explicou.
Mauro ressaltou que é grande a expectativa de recuperar a vida normal, mas ainda é preciso manter os cuidados preventivo, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente. Mato Grosso tem vivido um dos piores momentos da pandemia neste mês de janeiro, com a média de casos semelhante à registrada durante o pico da pandemia.
“Esse momento reflete a expectativa e a vontade que todos nós temos de reconquistar as nossas vidas de volta, que foi muito comprometida pela presença dessa pandemia ao longo de 2020”, concluiu o governador.
DISTRIBUIÇÃO
Mato Grosso recebeu 126 mil doses da Coronavac, vacina fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Essas unidades serão usadas para vacinar pouco mais de 60 mil pessoas no estado, já que são necessárias duas doses da vacina.
A expectativa é que a campanha de vacinação tenha início no estado a partir de terça-feira (19), mas pode ser que seja adiada até quarta-feira (20), data prevista anteriormente pelo Ministério da Saúde e agendada com os prefeitos. Ainda assim, está programado uma solenidade para abertura da campanha, com a vacinação da primeira mato-grossense.
Confira abaixo a distribuição das vacinas:
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas - 2382
Pessoas com Deficiência Institucionalizadas - 190
População indígena vivendo em terras indígenas - 28.758
34% dos Trabalhadores de Saúde - 28.744
TOTAL - 60.074