O vice-governador Otaviano Pivetta anunciou há pouco sua desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual estava filiado há 15 anos. Em nota, Pivetta afirma que a separação se deu de comum acordo com o presidente do PDT em Mato Grosso, deputado Allan Kardec.
“Acabei de ter uma conversa amigável e respeitosa com o presidente do PDT, deputado Allan Kardec, com quem encaminhei meu pedido de desfiliação partidária. Foram 15 anos de importantes batalhas e bons combates, inspirados sempre no meu maior inspirador na vida política, além do meu pai, que foi Leonel Brizola”, diz a nota.
O motivo da saída seriam as divergências sobre apoios políticos nas eleições de 2020. Com perfil mais alinhado à direita, Pivetta apoia a Coronel Fernanda (Patriota), candidata do presidente Jair Bolsonaro na disputa a uma vaga no Senado. Contudo, o PDT nacional faz oposição ao governo Bolsonaro e o apoio de Pivetta a Fernanda era considerado incoerente com a linha do partido.
Já o PDT Mato Grosso seguiu a orientação de Kardec e decidiu apoiar a candidatura de Euclides Ribeiro (Avante) ao Senado.