Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021, 15:16 - A | A

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021, 15h:16 - A | A

SÓ APÓS A VACINA

Presidente da Comissão de Educação diz que não há condições para volta das aulas presenciais

Gabriel Soares

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Valdir Barranco (PT) afirmou, em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (5), que não vê condições de retorno às aulas presenciais em Mato Grosso. O parlamentar afirma que o retorno só será possível após a vacinação em massa da população e sugeriu que o governo estadual inicie o procedimento para compra direta de vacinas contra covid-19.

Barranco avalia que o governo deveria ter feito um controle mais efetivo para garantir o achatamento da curva epidemiológica em todos os municípios, programando o retorno das aulas presenciais nas cidades onde a pandemia já está sob controle.

“Se eles tivessem feito isto, as aulas já poderiam ter retornado em algumas cidades, mas o trabalho não foi feito. Hoje, aulas presenciais, em todo o estado, não há mente sã que permita que isso aconteça enquanto não tivermos a vacina”, explicou.

O deputado lembrou ainda que o Brasil está longe de iniciar a vacinação em massa contra o novo coronavírus e sugeriu que o governador Maro Mendes (DEM) inicie as tratativas para adquirir diretamente as doses necessárias para imunizar a população de Mato Grosso.

“Cabe ao governador Mauro Mendes, através da Secretaria de Saúde, buscar um contrato com os laboratórios produtores da vacina para que possamos [ter a vacina], já que nacionalmente não a teremos tão cedo, porque o presidente Bolsonaro nos nega a vacina. Só assim teremos segurança sanitária para o retorno às aulas em todo o estado”, concluiu.

A Seduc anunciou, no final do ano passado, que pretende retomar as aulas presenciais em fevereiro deste ano. Para isso, o governo elaborou uma série de protocolos de segurança, como o rodízio de estudantes, a diminuição do número de alunos por sala e maior abertura para ventilação natural.

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024