Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Domingo, 25 de Setembro de 2022, 11:15 - A | A

Domingo, 25 de Setembro de 2022, 11h:15 - A | A

MODELO AMERICANO

Ritela propõe pagamento de IPVA apenas uma vez, na compra do carro

Da Redação

O candidato a governador Pastor Marcos Ritela (PTB) disse que, caso seja eleito, pretende implantar no estado a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) único, ou seja, que a cobrança do imposto seja feita apenas durante a compra do veículo.

Ao defender a ideia, o postulante comentou que parte da população, ao adquirir um carro ou moto, faz o emplacamento em outros estados devido ao preço do imposto.

 

“Foi feito um estudo com advogados, analistas políticos e contadores. Você vai pagar o IPVA na compra do veículo, nós vamos alterar o fator gerador. Como? Nós vamos colocar como reincidência se você pagou. Então, você não vai pagar enquanto você estiver com a propriedade do veículo”, disse Ritela, durante entrevista à imprensa nesta semana.

Ao defender a isenção, o candidato destaca que a ideia pode atrair novas empresas para se instalem em Mato Grosso, principalmente as locadoras de veículos e frotas de caminhões.

“Para se ter uma ideia, Minas Gerais tem 21,4 milhões de habitantes, Minas Gerais tem 12,5 milhões de veículos emplacados, o que acontece? Em cada casa, em média, tem dois carros […] Mato Grosso tem 3,5 milhões de habitantes, tem só 460 mil carros emplacados. Porque todas as locadoras, frotas de caminhões e todas as empresas emplacam em Minas porque o governador Zema [Novo] foi muito inteligente e reduziu imposto, é um dos IPVAs mais baratos do Brasil. É o contrário do nosso governo atual”, criticou.

“Tem cidades no baixo Araguaia, como Cocalinho, Nova Nazaré que só tem emplacado os carros da prefeitura. Por quê? O cidadão vai para Goiás para emplacar o carro, porque o IPVA será mais barato”, complementou.

 
Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024