O partido Novo convidou o megaempresário do agronegócio, Odílio Balbinoti, para se filiar ao partido e disputar o Governo de Mato Grosso, em 2026. O convite partiu do vereador Wesley Cláudio (NOVO), que é vice-líder do prefeito na Câmara de Rondonópolis e pré-candidato a deputado estadual. A reunião foi realizada na terça-feira, 06 de maio, no escritório de Balbinotti.
Balbinotti estava tentando ingressar no PL para disputar o cargo de governador. Apesar de ser próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Wellington Fagundes (PL) também se apresentando como pré-candidato ao Governo e tem a simpatia de Bolsonaro. Ambos teriam que travar uma disputa interna no partido para cacifar o nome a governador.
O empresário afirmou ao partido que, por enquanto, não tomará qualquer decisão quanto a uma eventual filiação partidária ou candidatura e que irá discutir com a família o ingresso na vida pública.
Balbinotti fez doações significativas a candidatos alinhados ao seu perfil nas eleições de 2024. Ele doou um total de R$ 4 milhões, apenas para candidatos de direita. Todos foram eleitos prefeitos. Os principais apoiados por Balbinotti foram: Abilio Brunini (PL), em Cuiabá; Flavia Moretti (PL), em Várzea Grande; e Claudio Ferreira (PL), em Rondonópolis.