O prefeito Rogério Meira (PSD) não deve ter dificuldades para conquistar a reeleição em Jangada. É o que aponta pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Percent, divulgada nesta quinta-feira, 3 de outubro. Na modalidade estimulada, Rogério aparece isolado na liderança com 65% das intenções de votos, com uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Gauchinho (União), que somou 20,2%.
Em terceiro lugar está Rosenval (PSDB), que marcou 4,1% das intenções de voto. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder representam 9,4% dos entrevistados, enquanto 1,3% declararam que preferem votar em branco ou nulo.
Na modalidade espontânea, em que os eleitores escolhem um candidato livremente, sem uma lista, Meira foi a opção de 61% dos entrevistados. Gauchinho marcou 18,6%, enquanto Rosenval somou apenas 2,8%. Nessa modalidade, 16,1% dos entrevistados estavam indecisos ou não souberam responder, 1,2% não quiseram responder e apenas 0,3% declararam que preferem votar em branco ou nulo.
REJEIÇÃO
O Instituto Percent também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de Jangada, com o objetivo de medir a rejeição aos candidatos. Gauchinho é quem lidera a rejeição do eleitorado, com 17,5% das respostas. Na sequência aparece Rosenval, com 13,8%. O atual prefeito, Rogério Meira, foi citado por 9% dos entrevistados.
Outros 25,3% dos entrevistados não escolheram ninguém, enquanto 27,7% não souberam responder. Aqueles que não quiseram responder foram 6,7%.
METODOLOGIA
O Instituto Percent ouviu 400 pessoas das zonas urbana e rural de Jangada entre os dias 28 de setembro de 1º de outubro. O método utilizado foi o Survey de opinião, com amostra representativa da população de Jangada, de acordo com a distribuição dos bairros e regiões do munícipio. A amostragem foi feita com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados em agosto de 2024.
A margem de erro da pesquisa é de 4,77 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-06893/2024.