Cuiabá, 09 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,65
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 15:46 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2025, 15h:46 - A | A

REAJUSTE ANUAL

VEJA VÍDEO: Abilio confirma RGA de 5,32% para servidores da Prefeitura em maio

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou nesta sexta-feira (9) que a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos municipais será aplicada na folha de pagamento deste mês, com reajuste de 5,32%. O percentual será incorporado aos salários pagos no final de maio, conforme já havia sido antecipado pelo gestor no início da semana.

A RGA é um direito previsto na Constituição e serve para corrigir a defasagem salarial causada pela inflação. O cálculo é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação de preços para famílias com renda mais baixa. A referência para o reajuste é o acumulado entre abril do ano anterior e abril do ano vigente.

Com o índice oficial divulgado nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, que aponta um INPC acumulado de 5,32% entre março de 2024 e abril de 2025, o reajuste anunciado pela Prefeitura de Cuiabá acompanha exatamente a inflação do período, garantindo a reposição integral das perdas salariais dos servidores.

Em outro momento da coletiva, Abilio afirmou que, apesar do decreto de calamidade permitir o adiamento da RGA, a gestão decidiu conceder o reajuste como forma de reconhecer o esforço dos servidores. Ele destacou que a maioria está colaborando para enfrentar a crise financeira e sugeriu que os que forem contra as ações da prefeitura poderão assinar um formulário recusando os benefícios concedidos.

"Nós não somos obrigados a aplicar o RGA nesse momento. O decreto de calamidade nos permitiria jogar isso mais para frente. Mas a gente fala: "Não, vamos ajudar o servidor que tá nos ajudando [...] para quem tiver torcendo contrário, a gente vai criar um formulário, a pessoa assina e recusa o RGA, recusa o pagamento em dia, recusa todos os benefícios que a gente tá colocando e vai para a internet reclamar que a gente tá trabalhando em favor da população", concluiu o prefeito.

Veja vídeo:

Cuiabá MT, 09 de Maio de 2025