O vereador Gustavo Padilha (PSB), falou na tribuna desta terça-feira, 20, sobre a retomada do projeto de musicalização nas escolas municipais por meio das bandas e fanfarras, inicialmente em quatro polos, desta forma proporcionar aos estudantes da rede municipal de educação o acesso à cultura de bandas escolares que abrange diversas áreas das artes, como dança, artes visuais e músicas.
O vereador ressaltou a importância da música na vida das crianças sendo trabalhada na escola, lugar de desenvolvimento pessoal para no futuro se tornarem cidadãos de bem.
“O projeto é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças, também o desenvolvimento emocional, social e a melhora do desempenho nas disciplinas e socialização geral. Fiz o compromisso com o secretário municipal de Educação Amauri Monge o qual nos recebeu na sexta-feira passada, e buscaremos emendas para que isso realmente vire realidade no município de Cuiabá.” Diz Gustavo.
De acordo com Padilha, o projeto de musicalização na escola está parado em Cuiabá desde 2013. "Creio que chegou a hora, da gente fazer um trabalho político para que possa retornar este projeto a todo vapor e que possa ter crianças se envolvendo mais com a música e assim descobrindo novos talentos nas escolas. O projeto está parado desde 2013 no município." Explicou o vereador.
No projeto as oficinas previstas incluem, orquestra de metais (banda marcial), grupo de percussão e orquestra de flauta doce e coral. Além das oficinas, o projeto também poderá oferecer intercâmbios, festivais e encontros, tanto dentro quanto fora do estado, com o intuito de promover e divulgar o trabalho desenvolvido nos polos de estudo e nas unidades educacionais.
Dentre os objetivos do projeto são:
- Estimular o desenvolvimento de habilidades de prática instrumentais.
- Incentivar a formação de novos grupos musicais nas unidades escolares.
- Promover o uso eficaz dos instrumentos que estão parados nas unidades escolares.
- Formar e auxiliar o desenvolvimento de professores e grupos.
- Criar polos para formação dos grupos de bandas e fanfarras.
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao contexto musical.
- Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
- Integrar músicas e dança, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
- Fomentar o projeto de musicalização na escola através dos grupos de bandas e
Fanfarras.
- Preparar os grupos a fim de apresentar-se e mostrar o trabalho desenvolvido.
- Oferecer incentivo aos participantes, como belos uniformes, instrumentos e estudo
de qualidade e garantir a participação em eventos e intercâmbios.
Uma fanfarra é um grupo musical que utiliza instrumentos de percussão e de sopro, geralmente cornetas e outros metais, para tocar músicas animadas e marchas.
Elas são conhecidas por seu ritmo marcante e por serem frequentemente utilizadas em desfiles, eventos cívicos e cerimônias, especialmente em escolas e comunidades. As fanfarras são caracterizadas por instrumentos de percussão, como pratos, tambores e caixas, e instrumentos de sopro, como cornetas, cornetões, bombardinos e sousafone.