O candidato à reeleição para Câmara de Cuiabá, Eduardo Magalhães apresentou suas propostas de trabalho para os próximos 4 anos, entre as pautas estão: bem-estar animal, meio ambiente e regularização fundiária.
Causa animal
Entre as medidas, está a castração gratuita de animais domésticos, bem como os em situação de rua. A medida deve ser realizada em Cuiabá, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que promove anualmente, as campanhas de vacinação antirrábica.
Meio-ambiente
1) Para reduzir o calor da cidade, o parlamentar deve liderar o projeto de arborização com plantas típicas da região, para que as árvores possam oferecer sombra liberar vapor d'água por meio das folhas, como a evapotranspiração. Esse processo ajuda a refrescar o ar e a aumentar a umidade local. O intuito é que Cuiabá reconquiste o título de “cidade verde”.
2) Eduardo também deve promover junto com a Prefeitura de Cuiabá, o projeto de verticalização da capital, com base em estudos, no qual relatam que a sombra de prédios pode ajudar a reduzir o calor, principalmente em regiões com forte incidência solar e altas temperaturas.
3) Na pauta do vereador, está a sugestão para que a Prefeitura de Cuiabá, promova desconto no IPTU para os moradores da capital que mantiverem suas casas e terrenos limpos, sem queimadas. Desta forma, afasta a possibilidade de novos criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, zika vírus e febre Chikungunya, e animais que podem ser vetores de doenças, como ratos, baratas e escorpiões. Além das fumaças poluentes, que podem causar doenças respiratórias e se tornarem incêndios devastadores.
Os agentes comunitários farão uma vistoria no imóvel, que certificará se ele está com a capina em dia e sem acúmulo de lixo. Após a checagem, o funcionário municipal fará um relatório, que será entregue a Prefeitura de Cuiabá, depois de algumas vistorias “positivas”, o dono terá desconto sobre o IPTU do ano seguinte.
Regularização fundiária
Para auxiliar moradores que há mais de 30 anos residem no mesmo local, e ainda não possuem a escritura, Eduardo Magalhães por meio da Secretaria de Cidades, deve solicitar programas de regularização com o objetivo de resolver questões de injustiça social, promover o desenvolvimento urbano sustentável, reduzir conflitos de terra, estimular o investimento em infraestrutura, e melhorar a qualidade de vida da população.