O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, Marcos André da Silva, negou dois pedidos da chapa do prefeito Jamis Silva (União Brasil) que pedia pela suspensão imediata da divulgação da pesquisa que apontou empate técnico entre ele e o empresário Ademilson Valverde (MDB). Além da suspensão, o atual prefeito pedia pela imediata retirada da pesquisa das redes sociais de Valverde.
Em sua decisão, o juiz disse que a pesquisa não tem irregularidade e por isso indeferiu o pedido feito por Jamis. "Por não vislumbrar irregularidade na pesquisa em análise, não estando presentes os requisitos do risco ao resultado útil do processo ou a probabilidade do direito, INDEFIRO A LIMINAR PLEITEADA".
Outra ação de Jamis também foi negada. Desta vez, ele alegava que, durante um comício, Valverde teria realizado propaganda eleitoral em rua com grande estrutura em telão, com efeito de outdoor, bem como divulgando pesquisa eleitoral com suposto empate técnico entre ele e Valverde e teria ainda ridicularizado a candidatura do atual prefeito.
Em nova decisão, o Juiz Eleitoral disse que após análise de fotos e vídeos, ele vislumbrou que o telão/painel foi utilizado apenas para transmissão do comício dos candidatos representados, o que é permitido, não gerando impacto visual de outdoor. Sobre a suposta ridicularização feita por Valverde, o juiz disse que a atitude faz parte do jogo político.
"No tocante a possível ridicularização sustentada, no final da campanha é comum os ânimos ficarem um pouco mais exaltados, fazendo parte do jogo político, porém, em caso de exagero, pode ser configurada a calúnia ou difamação eleitoral, adentrando na seara criminal-eleitoral, apurada em procedimento próprio", defendeu em sua decisão.
No final da ação ele nega o pedido feito por Jamis.
"Ante o exposto, em análise superficial, por não vislumbrar que houve efeito de impacto visual de outdoor pelos motivos expostos, e nem mesmo propagada eleitoral irregular, INDEFIRO A LIMINAR PLEITEADA", finaliza.
Empate Técnico
A última pesquisa feita na semana passada apontava para um empate técnico entre Jamis Silva e Ademilson Valverde. Na pesquisa estimulada feita pela Globo Pesquisa MT, o prefeito Jamis Silva estava com 41,82% contra 39,27% do seu vice Ademilson Valverde. A pesquisa estimulada acontece quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas.
Cenário semelhante acontecia na modalidade espontânea, quando não é dada nenhuma alternativa para resposta. Nesta modalidade Jamis Silva está com 41,09% contra 38,18% de Ademilson Valverde. 17% estão indecisos.
A margem de erro é de 4,1% para mais ou para menos e a pesquisa entrevistou 550 pessoas em 27 bairros e na zona rural da cidade e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sobre o nº 02953/2024.