O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sugeriu nesta terça-feira (8) a demolição do antigo Pronto-Socorro, localizado no bairro Bandeirantes. Apesar de melhorias recentes terem reduzido os impactos da chuva no local, o gestor afirmou que a estrutura é inadequada e deveria ser substituída por uma nova unidade, em outro ponto da cidade.
“Esse hospital foi projetado de forma inadequada. Ele está abaixo do nível da coleta de esgoto, abaixo do nível das águas pluviais. Então, a água vem pra cá. O correto é demolir esse hospital e construir outro em um lugar mais adequado”, declarou Brunini.
De acordo com o prefeito, a forte chuva que atingiu a cidade nesta terça causou menos danos à unidade em comparação com eventos anteriores, graças a medidas emergenciais. No entanto, ele voltou a criticar o planejamento urbano da capital.
“O problema não é só do hospital. A estrutura da cidade não é satisfatória. Consequentemente, os hospitais estão instalados em áreas de baixa infraestrutura”, apontou.
Brunini também destacou falhas no sistema de drenagem da cidade, especialmente em áreas como o Córrego da Prainha, onde as bocas de lobo não dão vazão suficiente à água.